Delegada da agência espanhola de inovação prospecta parcerias no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Nesta quarta-feira (5), o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebeu a visita da delegada no Brasil da Agência Espanhola de Inovação (CDTI), Maria del Pilar de Miguel Ortega. O CDTI é uma instituição ligada ao Ministério de Ciência e Inovação da Espanha, responsável por financiar e apoiar projetos inovadores no âmbito nacional e internacional. O objetivo foi conhecer projetos de pesquisa e prospectar parcerias inovadoras com o parque.

Ortega foi recepcionada pelo diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, acompanhado da técnica extensionista do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), Márcia Teixeira.

Ortega visitou residentes do parque, começando pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), que possui seu escritório regional Norte sediado no PCT e é responsável pelo financiamento e gestão de projetos no estado do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre. No Banco do Estado do Pará (Banpará), foi apresentada ao BioinovaTech, programa estratégico destinado a promover a inovação como meio para o desenvolvimento acelerado e sustentável da Amazônia. Já no Laboratório de Tecnologia Supercrítica (LABTECS), conferiu a estrutura disponível e projetos de pesquisa, como a manipulação e desenvolvimento de compostos e produtos a partir de matérias-primas.

“Os projetos que vi tem potencial, em especial o LABTECS, que apresentou uma boa maturidade para alcançar este tipo de colaboração. O interesse que o professor Raul Carvalho demonstrou em internacionalizar o desenvolvimento é fundamental para otimizar a produção e alcançar novos níveis. É preciso continuar pesquisando, trabalhando e investindo, sobretudo na Amazônia, que nos mostra um futuro promissor em desenvolvimento sustentável”, afirmou Pilar Ortega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *