Comissão Europeia e Apex-Brasil conhecem gestão e operação do PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments



Comissão Europeia e Apex-Brasil conhecem gestão e operação do PCT Guamá


As vocações tecnológicas e as oportunidades de serviços e espaços no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) foram apresentadas a agentes governamentais das áreas de ciência e tecnologia, comércio, agricultura e meio ambiente que formulam políticas públicas na Comissão Europeia. A  visita, realizada na tarde desta quarta-feira (22), foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), tendo à frente a gerente executiva Ana Paula Repezza, da área de Facilitação para Negócios Internacionais da Apex-Brasil, e tem como missão apresentar iniciativas na área de sustentabilidade nos estados do Pará e Amazonas.

Na visita ao PCT Guamá, em Belém (PA), os participantes foram recebidos pelo diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém (acima), que, em atenção à temática do programa, sustentabilidade, destacou os projetos e empresas em desenvolvimento na área de biotecnologia no PCT Guamá e no Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (PIEBT-Universitec-UFPA), parceiro do Parque.

Questões como a relação das empresas em processo de incubação com os universitários da UFPA, a participação de fundos de capital de risco e as iniciativas de fomento à cultura de empreendedorismo inovador foram abordadas pelos visitantes. “Os laboratórios que operam no PCT Guamá e na UFPA, assim como as empresas incubadas no PIEBT-UFPA, mantêm forte relação com estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. Alguns compõem parte das equipes destes ambientes de inovação. Em relação à presença de capital anjo ou venture capital, o PCT Guamá está buscando parcerias para participar de Fundos e de programas que incentivam a aceleração de empresas de base tecnológica. Também somos parceiros da Universitec-UFPA em iniciativas de estímulo ao espírito empreendedor dentro da universidade”, explanou Abelém.

Após conhecerem como funcionam a gestão e a operação do PCT Guamá, os participantes da Comissão Europeia participaram de visita técnica na área externa do Parque e na Universitec-UFPA, onde foram recebidos pela coordenadora do PIEBT-UFPA, Iara Neves Oliveira, pela equipe da Universitec-UFPA e pelos empreendedores Fábio Moura (Amazon Dreams), Carlomagno Bahia (Amazônia Biotech) e Alex Guedes Alves (Amazon Biotech), da área de biotecnologia (abaixo). Lá, conheceram como opera a agência de inovação, a incubadora da UFPA e as empresas em processo de incubação, cujos negócios têm como base compostos da biodiversidade da região amazônica.



Parceiros – O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia. Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).  


Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *