Integração de grupos culturais marca Natal Criativo no PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments


Integração de grupos culturais marca Natal Criativo no PCT Guamá

Apresentação do Coral do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA), do grupo infantil de dança do Serviço Caminhar e dinâmica do arte-educador Rosinaldo Pinheiro, da Turma do Açaí, integraram o público que participou da animada programação do Natal Criativo do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), na manhã desta sexta-feira (20/12) na área externa do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), no PCT Guamá.



O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém (acima), abriu o evento, agradecendo a parceria e a presença dos voluntários no Natal Criativo, saudando o pioneiro Serviço Ambulatorial Caminhar, desenvolvido pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (UFPA), e falou sobre a importância em compartilhar experiências criativas distintas como as desenvolvidas pelos convidados da programação. “Este ano, estamos tendo a oportunidade de mostrar como a criatividade gera iniciativas inspiradoras, envolvendo públicos que buscam contribuir para estimular atitudes de cidadania e afeto em diferentes espaços como é o caso do Coral do ITEC, das crianças do Serviço Caminhar, que também farão uma apresentação musical, da Turma do Açaí com uma dinâmica lúdica de educação cidadã, cultural e ambiental focada na região e da Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba, que produziu esta árvore natalina de miriti. É muito bom para o PCT Guamá conhecer estas experiências junto a vocês”, comentou Abelém.



As músicas natalinas do Coral do ITEC-UFPA (acima) foram apreciadas por dezenas de crianças dos municípios de Belém, Santa Izabel e Oeiras do Pará, que também disputaram espaço para receber ilustrações de personagens infantis produzidas pelo representante da Turma do Açaí (abaixo), que ainda sorteou publicações em quadrinhos do personagem e um dos quadros do painel montado com recortes de histórias desta publicação, que busca valorizar a linguagem e a cultura paraense. “Foi gratificante receber crianças de Belém e de outros municípios nesta programação. É uma oportunidade para eu também apresentar meu trabalho de valorização da cultura e da linguagem paraense. Ações de cidadania como esta deveriam ocorrer ao longo do ano”, declarou.



Uma coreografia em homenagem ao Natal, apresentada pelas crianças do Serviço Caminhar (abaixo), entusiasmou o público, que também participou da distribuição de brinquedos para as crianças do Caminhar e da Classe Hospitalar do Hospital Bettina Ferro de Souza da UFPA, encerrando a programação do Natal Criativo. “Momentos de trocas de experiências como esta iniciativa precisam ser estimulados com mais frequência, pois é uma forma de contribuir com o futuro de mais afeto, paz e fortalecimento para estas crianças”, comentou Izabel Neves, coordenadora do Caminhar.



Para o empreendedor voluntário Carlomagno Bahia, da Amazon Biotech, que levou a filha Vitória para a programação, a iniciativa foi uma feliz oportunidade para se aproximar das comunidades do entorno do PCT Guamá. “Está sendo também uma forma de agradecer pelo ano positivo da minha empresa, celebrando com minha família e a comunidade”, declarou.

O voluntário Eduardo Brandão, da CB Engenharia, também saudou a ação, destacando a finalidade de integrar grupos sociais em torno de atividades culturais. “É muito importante ações deste tipo para integrar a comunidade com as instituições e empresas e estimular nas crianças o espírito de solidariedade do natal, lembrando a mensagem de Cristo: amar ao próximo como a si mesmo”, comentou.  

Caminhar – O Serviço Caminhar é desenvolvido pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), desde outubro de 2002, voltado para crianças com necessidades especiais atendidas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo serviço passam mais de  4 mil crianças de 0 a 12 anos de vários municípios paraenses, atendidas por uma equipe multidisciplinar, que auxilia no desenvolvimento mais pleno das crianças, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar junto à família.

 Voluntários – O Natal Criativo do PCT Guamá envolveu parceiros de várias empresas e instituições ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação: Ceamazon, Instituto de Tecnologia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Duo Classic, Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec-UFPA), Syanz, Belém Lab, Amazon Biotech, Execute TI, Instituto Tecnológico Vale, Laboratório de Sistemas e Sensores Embarcados (Lasse), Cantina da Dona Marilda, alunos da Faculdade de Engenharia da Computação, CB Engenharia e Comando da 8ª Região Militar- 8ª Divisão de Exército.

Para os familiares das crianças do Caminhar e da Classe Hospitalar, o evento animou os participantes. “Foi bem organizado, com uma programação divertida, que agradou a garotada. Agradecemos pelo convite em participar deste Natal Criativo”, disse Marinete Cavalcante, mãe de Marcela, do Serviço Caminhar.



A generosidade destes parceiros e de voluntários anônimos resultou numa arrecadação de mais de 200 brinquedos, que, além de serem entregues às crianças do Serviço Caminhar, foram destinados às crianças da passagem Bom Jesus, no bairro da Terra Firme, em parceria com a Turma do Açaí (acima).


 

Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *