Imetropará vai instalar Centro de Acreditação de Laboratórios no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

adminPadrão0 Comments



Imetropará vai instalar Centro de Acreditação de Laboratórios                        no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

 

O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) e a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, responsável pela administração do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), iniciaram uma conversa preliminar sobre a instalação de um Centro de Acreditação de Laboratórios no PCT Guamá.

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança nas atividades de avaliação da conformidade. Um laboratório acreditado, portanto, atende a requisitos previamente definidos e é competente para realizar suas atividades com confiança. Desta forma, segundo Luiziel Guedes, presidente do Imetropará, será possível oferecer serviços para empresas do Pará e região que hoje só estão disponíveis no sul e sudeste do Brasil.

Durante a reunião, realizada nesta quinta-feira (31/1), na sede do Imetropará, o diretor-presidente da Fundação Guamá, Antônio Abelém, explicou os objetivos e funcionamento do PCT Guamá, espaço voltado para a inovação e tecnologia. Grandes empresas e instituições, como o Instituto Tecnológico Vale, o Instituto SENAI de Inovação, a Parafarma, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) já estão presentes no Parque.

Abelém também falou sobre a I Conect, rede social voltada para discussões de soluções tecnológicas e demandas de serviços entre empresas, colaboradores, laboratórios e pesquisadores. Também participaram da reunião Hinton Bentes, gerente da Área Técnica; Rafael Maroja, procurador jurídico; e Bianca Pamplona Ribeiro, diretora administrava e financeira.

Em fevereiro, representantes do Imetropará vão conhecer o PCT Guamá e o local para a instalação do futuro laboratório de ensaio de acreditamento.

Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Para (UEPA) e do Museu Paraense Emilio Goeldi.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *