Calouros conhecem Programa Coleta Seletiva e visitam o PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

Calouros conhecem Programa Coleta Seletiva e visitam o PCT Guamá

 

 

Dezenas de calouros vinculados ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA) participaram de um bate-papo com asrepresentantes de duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis e do Programa Coleta Seletiva Solidária da UFPA e com a diretora do ITEC, Maria Emília Tostes, dentro de uma ação sustentável promovida numa parceria entre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), ITEC, Prefeitura da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto e Espaço ITEC Cidadão.

 

O evento, integrado à Semana do Calouro do ITEC, iniciou com a apresentação do vídeo institucional do PCT Guamá e de trechos do documentário “Estamira”,biografia de uma catadora de material reciclável. As representantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Terra Firme (Concaves), Maria Páscoa Gomes e Aldenora Gonzaga; e da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (Cootpa), Fernanda Leal e Noêmia Neves, relataram os trabalhos que desenvolvem junto à UFPA e nas ruas de Belém, mencionando que a população ainda precisa se conscientizar mais sobre a importância de selecionar os materiais recicláveis, e incentivaram os calouros a adotarem esta prática dentro e fora da universidade.


Estudos – A diretora do ITEC, Maria Emília Tostes, comentou que está acompanhando dois trabalhos de dissertação que envolvem o reaproveitamento de resíduos: o primeiro propõe a geração de energia alternativa e o segundo a utilização de resíduo sólido da indústria de calçado na montagem de placas a serem utilizadas, com grama, para montar telhados verdes, que também contribuem para a redução de uso de energia direcionada à refrigeração.

 

As representantes da Comissão da Coleta Seletiva Solidária, Liana Figueira e Lúcia Almeida, falaram sobre o decreto federal 5.940 (2006), que envolve as cooperativas no processo da destinação do material reciclável, e reforçaram a necessidade do compromisso dos calouros em contribuir para este trabalho ao selecionarem seus materiais de consumo.     

Depois do bate-papo, os calouros visitaram o PCT Guamá, onde conheceram os empreendimentos instalados e os que estão em fase de construção como o Espaço de Inovação, o Laboratório de Qualidade do Leite e o Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Sustentável Vale. A programação encerrou com uma visita à Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec).

Parceiros  – O PCT Guamá  tem gestão da Fundação Guamá, por meio de parceria entre a UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Embrapa Amazônia Oriental, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), a Universidade Estadual do Pará  (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi também apoiam este ambiente de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *