Módulo auditor líder concluirá o Sistema de Qualidade para os Laboratórios do PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

 

Módulo auditor líder concluirá o Sistema de Qualidade para os Laboratórios do PCT Guamá

 
O quinto e último módulo, “Lead Assessor (Auditor Líder)”,  do Programa Sistema de Qualidade para os Laboratórios do PCT Guamá, será realizado no período de 16 a 20 de abril. Promovido pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), através da Fundação Guamá com a expertise da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, este módulo visa formar avaliadores de laboratórios de ensaios e de calibração qualificados segundo a norma brasileira ISO/IEC 17025:2005.

 Ministrado pelo consultor Luiz Henrique Almeida, o curso “Lead Assessor NBR ISO/IEC 17025:2005” reunirá pesquisadores que trabalham em laboratórios de diversos campos de conhecimento científico da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Embrapa Amazônia Oriental e consultores que buscam formação de auditor interno para laboratórios que atenderão empresas. “Este curso oferece uma  visão completa das exigências de qualidade em um laboratório, segundo a norma ISO/IEC 17025, e, por isso, é um diferencial competitivo para o currículo”, comenta Luiz Henrique.

Entre outras questões, o curso trata sobre Requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2005; Incerteza nas Medições Aplicadas às Avaliações; A Norma NBR ISO 19011:2002; As Etapas de uma Avaliação; Exercício Simulado de uma Avaliação; Revisão Geral e Avaliação da Satisfação e Critérios para Ingresso como Avaliador Qualificado pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Ao término, os participantes serão submetidos a uma avaliação escrita. Os aprovados nesta e na avaliação contínua receberão um certificado de conclusão do módulo.

A partir da formação destes profissionais, o próximo passo é a aplicação do conhecimento aprendido em auditorias internas nos laboratórios em fase de instalação no PCT Guamá. “Os auditores capacitados prestarão consultoria a estes laboratórios, segundo a norma brasileira ISO/IEC 17025:2005, na etapa de instalação, o que será muito mais produtivo e assertivo do ponto de vista financeiro, e, assim, contribuirá para adequá-los ao padrão desta norma antes da efetiva implantação no Parque, visando a competitividade tecnológica destes ambientes”, comenta Márcio Pereira, Diretor Administrativo do PCT Guamá.  

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, resultado de um convênio entre a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também são parceiros deste empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *