PCT vai receber 11 milhões do Governo para construção de novo prédio

adminNotícias0 Comments

Foto: Amazonvant

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), vai ganhar uma nova estrutura física em Belém, o “Espaço Sustentável”, que irá atuar junto do “Espaço Inovação” e “Espaço Empreendedor”.

“É uma notícia bem-vinda, afinal, é uma perspectiva otimista que se abre para a área de ciência e tecnologia no Pará. São avanços que reafirmam o compromisso do Estado, por meio da Sectet, em garantir investimentos para fortalecer ações como forma de dar oportunidades, emprego e renda para nossa nossa gente”, comentou o titular da Sectet, Vitor Dias.

O Governo Federal, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou a liberação de R$ 11 milhões para a construção do edifício no PCT Guamá. O recurso deve ser liberado até o final deste ano, conforme informou, na última terça-feira (29), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, durante a solenidade de anúncio dos valores liberados para parques de ciência e tecnologia em todo país.

O novo ambiente será também um polo de capacitação empreendedora e de eventos, com objetivo de fortalecer a cooperação entre empreendimentos inovadores nas áreas da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade, coordenando também a pesquisa aplicada, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos.

“O novo prédio será dedicado, prioritariamente, às startups inovadoras das áreas de sustentabilidade, bioeconomia e tecnologias verdes, além de contar com um centro de eventos. Nossa expectativa é que este prédio esteja concluído para a COP 30, tornando-se mais um equipamento disponível na nossa capital para este grande evento de sustentabilidade e mudanças climáticas”, acrescenta Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, instituição responsável pela gestão do Parque.

A proposta desenvolvida pela Fundação Guamá para a construção do novo prédio foi selecionada na Chamada Pública de Propostas para Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos, na categoria “Parques em Operação”. Desenvolvimento de novas tecnologias, fixação de capital intelectual local, aumento no registro de marcas e patentes, crescimento de empresas de base tecnológica e geração de empregos estão entre os impactos que serão gerados pelo novo empreendimento.

O PCT Guamá é o primeiro e único parque tecnológico efetivamente implantado na região Norte do país com objetivo de fomentar a interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em todo Brasil, serão R$ 240 milhões destinados para 19 parques, sendo 18 em operação (aqueles já em plena atividade, com empresas instaladas, equipe gestora e infraestrutura operacional consolidadas), e um em implantação (que integra um programa formal de desenvolvimento econômico regional e já tem iniciadas as obras de infraestrutura).

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico em operação na região Norte do Brasil e tem como principal proposta estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *