Área do PCT Guamá irá abrigar nova estrutura tecnológica da Semas

adminNotícias0 Comments

Uma equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) visitou, na última quarta-feira (28), as dependências do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, para conhecer a área que irá abrigar o centro de processamento de dados (data center) da Secretaria. O terreno com área total de 2.500m² foi designado através de parceria entre a Semas e a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, que gerencia o Parque.

A empresa que irá implantar a estrutura do centro de processamento de dados e seus subsistemas, com fornecimento de equipamentos e materiais e 36 meses de suporte técnico, será selecionada em processo de seleção de empresas aberto pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), através de recursos do Fundo Amazônia Oriental (FAO). O Funbio é a entidade gestora do FAO, plataforma financeira de gestão público-privada que atua como um dos eixos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), a principal política ambiental do estado.

Os interessados em participar da carta convite nº 657/2022 para a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços podem acessar o link (https://www.funbio.org.br/compras-e-contratacoes/?search&selected_program=36596). No próximo dia 4 de outubro será a vez das empresas concorrentes visitarem o local.

“A Semas vai ter mais disponibilidade de serviços de tecnologia de informação, além de segurança física, disponibilidade energética, em um ambiente super controlado. A empresa que será contratada irá fazer a obra do terreno, as ligações de energia e a instalação do equipamento, além da manutenção. No data center modular, apelidado de ‘container’, haverá equipamentos de monitoramento de temperatura, de segurança, entrada controlada, câmera de tv, monitoramento contra incêndio”, afirma Carla Reis, diretora de Tecnologia da Informação da Semas.

Milksom Campelo, coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, comentou sobre a cooperação entre a instituição e a secretaria.

“Dentro desta proposta de parceria entre a Fundação Guamá e a Semas, que já vem inclusive sendo estruturada já há algum tempo em outras iniciativas, veio a necessidade de expansão da área da Semas em relação à sua estrutura de DTI. Então, a gente vai ter um pedacinho da Semas dentro do PCT Guamá. Em princípio, o objeto da parceria é as duas instituições trabalharem a parte estrutural de DTI”, finalizou.

(Com informações da Ascom Semas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *