PCT Guamá receberá comitiva da Martinica

adminNotícias0 Comments

 

 

 

PCT Guamá receberá comitiva da Martinica


O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) receberá, na tarde de quarta-feira (25), a visita de uma comitiva da Martinica, que tem à frente o presidente Serge Letchimy e está em Belém discutindo as bases de uma cooperação econômica, técnica e cultural entre a região da Martinica e o Estado do Pará. O titular da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Alex Fiúza de Mello, acompanha a comitiva, que será recebida pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém. Também participarão da visita técnica pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e técnicos da área de energia.

As parcerias entre a Martinica, que é um departamento ultramarino insular da França, e o Pará podem envolver a importação de biomassa para a geração de energia, pesquisas nas áreas farmacológica, beneficiamento de madeira e intercâmbio turístico. Na tarde da última segunda-feira (23), o presidente da Martinica reuniu-se com o governador Simão Jatene no Palácio dos Despachos, quando mencionou total interesse na cooperação com o estado paraense como uma oportunidade de entrar no mercado brasileiro, sinalizando a Martinica também como uma porta de entrada da Europa para a produção da região. 

Polotecnológico – O PCT Guamá é um dos três polos de um novo modelo de desenvolvimento que está sendo construído para o estado do Pará, baseado na economia orientada à inovação. Tem gestão da Fundação Guamá, que é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 Também apóiam este empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *