Cooperação técnica envolverá de energia renovável a construções verdes

adminNotícias0 Comments

 

Cooperação técnica envolverá de energia renovável a construções verdes

 

As possibilidades de cooperação técnica nas áreas de energia, fármacos, fitossanidade, biodiversidade vegetal e construções verdes entre universidades e centros de pesquisa do Pará e da região da Martinica foram discutidas e encaminhadas num encontro envolvendo autoridades políticas, representantes de instituições, pesquisadores e técnicos das duas regiões, na tarde da última quarta-feira (25), no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), que fica no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

A comitiva da Martinica, liderada pelo presidente Serge Letchimy, conheceu os avanços do PCT Guamá e os trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelos laboratórios da UFPA que têm afinidades com as áreas de interesse deste departamento ultramarino insular da França.   O titular da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, Alex Fiúza de Mello, conduziu o encontro, que reuniu também o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém; o pró-reitor de planejamento da Universidade Federal do Pará (UFPA), Erick Pedreira, representando o reitor da UFPA; o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Martinica, Jean Crusol; o diretor de Meio Ambiente e Políticas Territoriais da Martinica, Marwane Bejgane; e pesquisadores das áreas de interesse de transferência de tecnologia do Pará.  

O PCT Guamá foi apresentado como um dos polos de ciência, tecnologia e inovação que o Pará está implantando, buscando um novo modelo de desenvolvimento, baseado na economia orientada à inovação, focada no fomento à instalação de empreendimentos de base tecnológica e sustentáveis neste parque tecnológico, o que está alinhado aos interesses do governo da Martinica. “Abrimos uma porta de cooperação tecnológica no âmbito de uma estratégia de inovação, visando um crescimento que também gere retorno. Somos um espaço europeu a duas horas do Brasil. Queremos compartilhar conhecimento e mercado com o Pará”, comentou o presidente Serge Letchimy.

Os eixos da cooperação técnica mencionados na reunião, que envolvem pesquisas e trabalhos em energia renovável, farmacologia, fitossanidade, biodiversidade vegetal e construção verde, serão intermediados pela Secti e o governo da Martinica. “Nossas instituições estão abertas a esta parceria por meio de cooperação técnica e de conhecimento mútuo”, reforçou o secretário Alex Fiúza de Mello. Também foram propostas novas missões técnicas e a realização de um colóquio para fortalecer a aproximação entre os pesquisadores do Pará e da Martinica.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, que é resultado de uma parceria entre a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Este parque tecnológico também tem apoio da Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, do Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *