PCT Guamá retoma meetups entre residentes e associados

adminNotícias0 Comments

O Espaço Empreendedor vai receber a volta dos meetup’s. Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai retomar, na próxima quinta-feira, 22,  o Meetup PCT Guamá. O encontro ocorrerá nas salas 209 e 211 do primeiro andar do prédio Espaço Empreendedor, às 16h, com o intuito proporcionar a troca de experiências entre as empresas residentes e associadas, e os laboratórios que fazem parte do ecossistema do complexo. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente. 

O público vai participar de um bate papo sobre registro de marcas e patentes e o ambiente empresarial. “O meetup vai ser um encontro entre empresas, para que cada participante entenda o que o outro faz no parque e de que forma eles podem se integrar dentro desse ecossistema empreendedor. A ideia dessa troca de experiências é fazer com que as empresas saibam o que podem encontrar no nosso ecossistema, não só experiências que possam somar e agregar valor no negócio, mas também serviços internos. Então tem uma ajuda mútua, onde um auxilia o outro a evoluir e escalar o seu negócio”, explica Jorge Figueiredo, coordenador de Atração e Consolidação de Empreendimentos da Fundação Guamá, instituição gestora do PCT.

Jorge Figueiredo, coordenador de Atração e Consolidação de Empreendimentos da Fundação Guamá. Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

A conversa sobre a importância do registro de marca para novas empresas visa reforçar aos residentes e associados a necessidade da propriedade intelectual para a proteção da marca de cada empreendedor. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), a ausência de registro de marca é considerada uma das principais causas de disputas judiciais e prejuízos no negócio para startups no Brasil. “O registro de marcas é o primeiro passo para proteger a identidade de qualquer empresa, a gente entende que toda empresa que surge cria uma identidade, seja de logo, nome, e com o passar do tempo isso se torna esquecido e mais lá na frente, quando ela se depara com algumas situações, a marca dela já foi registrada. Então o registro é essencial para garantir a propriedade intelectual”, comenta Jorge.

O evento prevê também a apresentação da Perfil Consultoria, empresa residente do PCT Guamá, apresentação do Selo Guamá, certificação que sistematiza a inovação em serviços e produtos, interação entre os empreendedores e beer break, com o objetivo de promover o networking de maneira descontraída entre os participantes.

Para Renato Cortez, diretor de negócios da Usina de Conteúdo, empresa associada ao PCT, o meetup é uma oportunidade para se conectar com novas empresas participantes do ecossistema do parque e conhecer soluções inovadoras. “Vivenciar esse ambiente de inovação é o que a gente mais espera, nós da Usina de Conteúdo estamos com as melhores expectativas para os meetups. Está no DNA da nossa empresa essa busca pela inovação, até mesmo no nosso nome que faz referência aos conteúdos que as empresas precisam em várias áreas de conhecimento, sendo um deles a inovação”, comenta Renato.

“A gente quer ver mais esse tipo de evento, participar do primeiro, ver como é o segundo, acompanhar os próximos, porque só vivenciando que a gente pode conhecer pessoas novas, novas empresas, novas soluções e formas diferentes de pensar”, finaliza. 

Confira a Programação:

16:00 – Registro de Marcas e Patentes e o Ambiente Empresarial – Paulo de Tarso Melo (FMB – Ferreira Melo Barroso Advocacia);

16:20 – Apresentação Perfil Consultoria – Profa. Márcia Athayde (CEO da Perfil Consultoria);

16:40 – Apresentação MGPDI Selo Guamá de Gestão da Inovação – José Antonioni (Diretor-Presidente da Softsul);

17:00 – Apresentação entre participantes (talk to talk);

17:20 – Beer Break;

18:00 – Troca de experiências: Agora é a sua vez.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP).

Ayla Ferreira com supervisão de Sérgio Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *