Meetup do PCT Guamá reúne residentes e associados para discutir sustentabilidade em negócios

adminNotícias0 Comments

Foto: Ayla Ferreira / Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá promoveu, na última quarta-feira (22), a segunda edição do “Meetup do PCT”, evento trimestral que reúne residentes e associados ao complexo para discutir assuntos pertinentes ao mercado e ecossistema de inovação.

Na edição, o tema “O desafio de aplicar inovações sustentáveis em seu negócio” levou os participantes a conversarem sobre boas práticas em diferentes áreas e escalas. As convidadas Bárbara Chagas, da Inteceleri, e Samantha Chaar, da Composta Belém, startups residentes do PCT Guamá, contribuíram com suas experiências.

“Contribuir com todos sobre a necessidade de incluir o contexto socioambiental nos negócios, planejando o desenvolvimento econômico, focando em ações sustentáveis é fundamental. Auxilia as empresas a garantirem reflexos não apenas no desenvolvimento da organização, mas também da sociedade, aplicando os critérios de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) alinhados às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, comentou Chaar, CEO da Composta Belém.

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

A pesquisadora do Museu Emílio Goeldi, Cristine Bastos do Amarante, é a mais nova empreendedora associada do Parque. Em seu segundo dia participando do ecossistema, Cristine afirmou que participar do meetup foi uma experiência enriquecedora. “Como eu sou pesquisadora do Museu, tenho uma experiência acadêmica, e esse trabalho acabou resultando em produtos e protótipos. Na própria carreira científica existe essa necessidade de fazer ciência e desenvolver produtos a partir disso, para não ficar somente na academia, e com essa participação no meetup já pude vislumbrar o futuro e começar a aprender mais sobre essa linguagem empreendedora que é tão diferente da linguagem científica. Estar aqui no parque, convivendo com as startups é um novo começo para a minha carreira e para a minha equipe”.

Outro residente que participou do meetup foi Gerson Galeno, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que avalia os meetups. “Os meetups desempenham um papel crucial na promoção do contato entre residentes e associados do parque. Esses encontros oferecem um espaço propício para networking, onde as experiências locais compartilhadas geram discussões e estimulam parcerias. A diversidade de participantes e temas cria uma sinergia valiosa para o ecossistema do Parque”.

Referência em Inovação

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *