Comitê consultivo do PEIEX avalia resultados positivos em reunião no PCT Guamá

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

Em um prazo de dois anos, 50% da meta foi atingida com nove meses de atividade. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

Avaliar resultados e definir ações para otimizar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Pará e Amapá. Este foi o objetivo da reunião do conselho consultivo do programa que ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) na sala de treinamento do Espaço Empreendedor do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, onde fica localizado o Núcleo Belém e polo Macapá do PEIEX.

Estiveram na avaliação representantes da Fundação Guamá, PEIEX, Apex-Brasil, Receita Federal, Correios, Banpará, Sectet, Uepa e Unama.

Há cinco anos a Fundação Guamá é a responsável pelo programa PEIEX de qualificação à exportação para os empreendimentos paraenses, onde já capacitou 295 empresas, e chegará a 420 até o final de 2024. 

Milksom Campelo, coordenador do PEIEX Pará e Amapá e de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, aponta que os resultados apresentados são possíveis a partir do suporte qualificado. “Conseguimos nessa terceira versão do PEIEX, avanços significativos para as empresas paraenses e amapaenses, que além de se qualificarem e almejarem mercados internacionais, fazem isso com suporte técnico e tecnológico qualificado aos seus produtos e serviços, de forma inovadora a partir de potencialidades da amazônia, produzindo de forma orientada, trazendo desenvolvimento para a região”.

“Os resultados são animadores, porém não apenas em relação aos índices, mas, sobretudo, em relação ao envolvimento dos empreendedores que contam com o PEIEX. O desempenho deles melhora conforme o avanço das capacitações, e, em decorrência disso, os índices tornam-se positivos. A Fundação Guamá, bem como o PCT Guamá, são fundamentais nesse processo porque atuam com suas expertises, como pesquisa, o que impulsiona a tração desses empreendimentos”, comentou Essio Lanfredi, representante da Apex Brasil na região Norte.

Leonardo Rodrigues, gestor de núcleos do PEIEX, aponta que o programa resistiu às dificuldades atravessadas nos últimos dois anos. “É gratificante constatar que as metas estão sendo alcançadas, apesar dos obstáculos. Em um prazo de dois anos, 50% da meta foi atingida com nove meses de atividade, mesmo com desafios como a pandemia, que nos atingiu em diferentes frentes e escalas. Nos anima ver que empreendedores da Amazônia estão se engajando e persistindo, gerando empregos e renda”.

Sobre o PEIEX

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

Para ingressar no PEIEX basta manifestar o interesse pelo contato monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou solicitar atendimento presencial no núcleo Pará, temporariamente na 207 do Espaço Empreendedor do PCT Guamá, Av. Perimetral, km 01, S/N – Guamá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *