ApexBrasil lança novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Pará

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

Exportação planejada e segura, possibilidades para a comercialização e competitividade no mercado internacional, foram pontos abordados no lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), nos estados do Pará e Amapá.

A programação foi realizada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, na última terça-feira (03) em Belém, e reuniu representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), além de empresários paraenses e parceiros de instituições públicas e privadas.

No evento, a coordenadora de qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque, falou sobre o propósito da iniciativa, que visa preparar as empresas exportadoras e não exportadoras para a atividade  comercial no exterior de forma planejada. Ressaltou ainda que o programa oferece suporte com informações, atendimento individualizado e metodologia específica para os empresários, “Ele atende empresas de todos os setores e de todos os portes, inclusive bens e serviços, e é interessante porque essa metodologia é bem ajustada para realidade dos empresários”, reforçou.

Na apresentação destacou também o aumento da produtividade, competitividade, da inovação e do ganho de imagem como os pontos fortes do porquê exportar e enfatizou os requisitos das empresas alvos do programa, como CNPJ ativo, produto e serviço exportável, recursos financeiros para investimentos, entre outros. “Uma padaria pode participar? Não, porque é um serviço que não é exportável, mas uma fábrica de pão sim, é possível participar”, exemplificou.

O diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, responsável pela execução do programa no Pará e Amapá, destacou a conexão com a inovação como o grande diferencial do trabalho da executora, e pontuou os benefícios para as empresas participantes, “São várias capacitações nas áreas de negócio, na área de internacionalização e até aspectos culturais de países estrangeiros, o diferencial da Fundação Guamá é também permitir a conexão com serviços tecnológicos, então muitas vezes as empresas tem alguma dificuldade que se resolve  por meio de um serviço que um laboratório de ciência e tecnologia pode oferecer.”, enfatizou.

Este é o terceiro ciclo de parceria entre a ApexBrasil e a Fundação Guamá, e na nova etapa de capacitações 100 empresas paraenses e 25 amapaenses serão atendidas até o final de 2023. Durante o lançamento, o coordenador do programa nos dois estados, Milksom Campelo, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos e o alcance da iniciativa à empreendimentos de perfis variados, como pequenos empreendedores, cooperativas indígenas, além de micro empresas, que representaram mais de 75% dos atendimentos nas últimas qualificações.

Rosangela Guimarães da empresa Perfini Indústria e Comércio, que trabalha com madeiras nativas da Amazônia, participou do lançamento e comentou sobre desafios e dos diferenciais do produto brasileiro, da matéria prima da Amazônia agregada à um design diferenciado lá fora, e das expectativas com a participação no Peiex, “ Esse programa vem despertar na gente novamente aquele ânimo, aquela vontade de exportar, de colocar nosso nome, o Brasil lá fora. Nós anteriormente tivemos uma experiência, e agora a gente está inserido no programa pra se requalificar, buscando novos desafios, que a inovação não para, esse é o lema de qualquer empresa, e temos certeza que a gente vai conseguir nos inserir no mercado externo”, declarou.

Comitê consultivo

O lançamento contou ainda com a primeira reunião do Comitê Consultivo do PEIEX, que será realizada a cada seis meses. O objetivo é compartilhar agenda, serviços, metas e resultados das instituições participantes, com o objetivo de fortalecer a rede exportadora do Estado.

Participaram do primeiro encontro representantes da Sectet, Fiepa, Uepa, Sebrae, Sedeme, Correios, OCB e ApexBrasil. O comitê conta ainda com assentos de instituições como Sudam, Receita Federal, Sefa, Banpará e Codec.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação. O programa é realizado em todo o Brasil, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa. Nos últimos 13 anos, o Peiex já qualificou mais de 25 mil empresas para a exportação. No conjunto Pará e Amapá, mais de 500 empresas foram qualificadas desde 2013.

A metodologia do programa é aplicada por meio de visitas de monitores e técnicos, e o empresário recebe um plano de trabalho, contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação. Para ser considerada qualificada, a empresa deve receber todas as informações estabelecidas no plano de trabalho.  Na etapa final do trabalho de capacitação, as empresas recebem um Plano de Exportação.

A participação no programa é gratuita e podem se inscrever empresas de todos os setores e porte com CNPJs ativos, produto ou serviço exportável, que desejam se qualificar para exportação em até dois anos e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais.

Serviço

Empresas interessadas em participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) podem entrar em contato através do e-mail monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou no telefone (91) 3321-8900. A adesão ao programa é gratuita.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *