Sistema OCB/PA é o novo membro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

Sistema OCB/PA é o novo membro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – Olívia Varela – Ascom OCB/PA

Em maio de 2022, o Sistema OCB/PA se tornou o novo integrante do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre exportação planejada e segura, possibilidades para a comercialização e competitividade no mercado internacional. Essa iniciativa visa preparar as empresas exportadoras e não exportadoras para a atividade comercial no exterior de forma planejada. Para isso, o PEIEX oferece suporte com informações, atendimento individualizado e metodologia específica para os empresários e cooperativas.

Para aumentar ainda mais a relevância das cooperativas no mundo das exportações, a OCB/PA se tornou o novo membro do Comitê Construtivo da PEIEX em reunião realizada no Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá junto com outros representantes como o Sebrae, Correios, FIEPA, UEPA, SECTET, Sudam, Receita Federal, SEFA, Banpará e CODEC. O comitê realizará reuniões semestrais para compartilhar agenda, serviços, metas e resultados das instituições participantes, com o objetivo de fortalecer a rede exportadora do Estado.

Para o cooperativismo paraense, a participação da OCB busca promover uma transformação no trabalho das singulares contribuindo com novas técnicas, qualificação para exportação e difusão dessa ideia em todo o setor. Também estão incluídos entre os objetivos da parceria com a APEX a estruturação de uma estratégia de branding internacional para a marca “cooperativismo” e a promoção de produtos das cooperativas brasileiras em mercados internacionais, especialmente os relacionados à biodiversidade amazônica.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Brasil (APEX) objetiva capacitar e auxiliar as cooperativas brasileiras a exportar e atrair investimentos do exterior para o setor cooperativista. A APEX também trabalha com os setores público e privado para atrair investimentos diretos para o Brasil, com foco em estratégias para melhorar a competitividade das singulares nacionais. Para realizar esse trabalho com as cooperativas, a APEX conta com um braço direito para preparar o processo de exportação: o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), nele há um planejamento estratégico para o aumento da produtividade, conexão e inovação do setor.

A partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a OCB e a APEX assinado em 2020, as cooperativas têm a oportunidade de estabelecer relações que proporcionam informações e inteligência comercial para apoiá-las em prol do seu crescimento não apenas em nível nacional, mas visando oportunidades no comércio internacional.

Olívia Varela – Ascom OCB/PA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *