Fundação Guamá retoma programa de capacitação para exportação no Pará e no Amapá

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

A meta do programa é atender 125 empresas nos próximos dois anos

Micro, pequenas e médias empresas dos estados do Pará e Amapá já podem sinalizar interesse para participar do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com a parceria local da Fundação Guamá, organização responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá.

Sem ônus financeiro aos negócios participantes, o programa de qualificação é voltado para empresas que querem iniciar nas operações de exportação ou às que já exportam, mas desejam expandir para novos mercados. “As empresas recebem capacitações customizadas, de acordo com o perfil e nível de maturidade do negócio, e também participam de capacitações coletivas e eventos com profissionais especializados”, pontua o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites.

Interessados em integrar o programa podem enviar e-mail para monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou ligar no número (91) 3321-8900. Após o contato, a equipe técnica fará uma avaliação para confirmar se a empresa atende ao perfil: CNPJ ativo, constituído há mais de seis meses; ser fabricante ou detentora do negócio – o programa não permite a participação de distribuidores ou representantes; e ter produtos em comercialização no mercado local ou nacional.

O núcleo do Pará será responsável pela preparação de 100 empresas do estado para o comércio exterior. Já o Amapá terá um polo avançado, em Macapá, vinculado ao núcleo de Belém, que qualificará 25 empresas para suas operações de exportação.

“A parceria do PEIEX com a Fundação Guamá também permite o acesso facilitado aos laboratórios e demais residentes do PCT Guamá, garantindo inclusive descontos em análises laboratoriais de alimentos, bebidas, óleos ou outros produtos da biodiversidade amazônica, serviços essenciais para atestar a qualidade dos produtos aos novos mercados”, complementa Quites.

O novo ciclo do PEIEX traz novidades como a possibilidade de atendimento remoto, o que expande a capilaridade do programa para outros municípios, e um trabalho também orientado às startups com Produto Viável Mínimo (MVP) validado e em operação. “Nos últimos anos a Agência tem realizado missões e esforços multilaterais para o ecossistema de startups. Portanto, o nosso trabalho nos estados do Pará e do Amapá também vai apoiar o fortalecimento do ecossistema local de inovação”, pontua o monitor do programa, Bonifácio Sena.

Programa PEIEX

O Programa é uma iniciativa da ApexBrasil, implementado em todo o país por meio de parcerias que a Agência firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundação de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras.

Realizado em ciclos bienais, o PEIEX está presente no Pará desde 2013. Desde 2016, a gestão local do projeto é realizada pela Fundação Guamá, organização que trabalha com pesquisa aplicada, empreendedorismo inovador e transferência de tecnologia. Cerca de 300 empresas paraenses dos segmentos de alimentos e bebidas; cosméticos; Tecnologia da Informação (TI); biotecnologia; têxtil; madeira e móveis;  dentre outros, já foram capacitadas no âmbito da parceria Fundação e ApexBrasil.

Serviço

Início do atendimento do Programa de Qualificação para Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/ApexBrasil), realizado com a parceria local da Fundação Guamá. Empresas interessadas podem entrar em contato através do e-mail monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou no telefone (91) 3321-8900.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *