Treinamento em Sistema de Gestão de Qualidade envolve pesquisadores e empreendedores no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments


 

 

Pesquisadores dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e empreendedores residentes e associados ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) conheceram os conceitos e definições sobre sistema de gestão da qualidade, seus benefícios e interpretação dos requisitos ISO 9001:2008 – no treinamento Leitura e Interpretação da norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade, ministrado pelo Auditor Líder e facilitador Marcos José Gomes Viana, da consultoria Amazoncert.

 

O treinamento, iniciado na última quarta-feira (28) e encerrado nesta quinta-feira (29), completou as capacitações realizadas por meio de parceria do Programa Lab Business, da Unidade de Negócios do PCT Guamá, e o Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (LASSE) da UFPA. No dia 27 foi ministrado o treinamento SCRUM – Metodologia para gestão de projetos tecnológicos, por meio do qual foi apresentada  metodologia de gerenciamento ágil de projetos (foto acima).

As capacitações envolveram os participantes em dinâmicas teóricas e práticas. “A interação do público foi essencial para gerar os resultados positivos e sensibilizar estes grupos a aplicarem as informações repassadas em seus cotidianos de trabalho e incentivá-los a buscar certificações”, declarou Marcos Viana (foto abaixo). O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém (foto abaixo), destacou a importância dos representantes de laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação capacitarem-se para atender os requisitos de normas de sistema de gestão de qualidade. “Certificações como a ISO 9001 são diferenciais competitivos para o mercado e incentivamos os laboratórios a buscarem a excelência em seus serviços”, afirmou.


 

As interações dinâmicas durante as capacitações foram destacadas pelo pesquisador Adalberto Cavalcante de Melo, do Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia (Gercom-UFPA). “Gostei muito do planejamento e das práticas em grupo, onde podemos trocar experiências, informações e sanar dúvidas. O conhecimento adquirido vai ajudar em minha rotina na busca pela qualidade nos trabalhos desenvolvidos em nosso laboratório”, comentou.

O pesquisador Diego Azevedo Gomes, do Laboratório de Processamento de Sinais (LAPS-UFPA), considerou os treinamentos proveitosos pela possibilidade de aplicabilidade imediata de metodologias como o SCRUM. “A abordagem foi de fácil compreensão com exemplos práticos de empresas, que permitiram visualizarmos a aplicação das informações repassadas. Outro ponto positivo foi a interação dos participantes, que também permitiu a prática das metodologias apresentadas”, relatou.   

Lab Business – Alinhado às estratégias da unidade de negócios Guamá Business, que visa potencializar a gestão dos negócios inovadores presentes no PCT Guamá, o LabBusiness busca criar um ambiente profissional de negócios para os laboratórios de P,D&I instalados no parque. Entre os objetivos do LabBusiness estão a promoção da transferência de tecnologia e inovação aos clientes/empresas; a criação de um sistema de precificação e cobrança; adequação administrativa e jurídica a legislações que apoiam à prestação de serviços de laboratórios às empresas.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Texto e fotos: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *