Experiências de melhoria da qualidade e produtividade em software no Brasil

adminNotícias0 Comments

Experiências de melhoria da qualidade e produtividade em software no Brasil

 

Um relato de caso do projeto paraense Spider (Software Process Improvement: Development and Research), desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA) e vencedor do segundo lugar do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, iniciou na manhã desta quinta-feira (22/11) os trabalhos da edição regional do  Encontro da Qualidade e Produtividade em Software, que segue até esta sexta-feira (23/11) no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

 

O evento, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com as parcerias locais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do PCT Guamá, envolve empresários, representantes de instituições governamentais e da academia na área de software, que estão discutindo desafios e novas perspectivas para o desenvolvimento de software na região Norte.

 

Na abertura, Kival Weber, coordenador geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP); Diva da Silva Marinho, coordenadora de projetos do PBQP; Rodrigo Quites Reis, coordenador de Informação e Prospecção Tecnológica da Secti; e Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá, destacaram a necessidade de criar condições de sustentabilidade para o processo de melhoria contínua para o desenvolvimento de softwares na região norte, visando certificações que contribuam para o aprimoramento da performance das empresas do setor no mercado local. “A área de software é uma das prioridades para o PCT Guamá. Trabalhamos na viabilização de um Centro de Tecnologia da Informação com ênfase em novas tecnologias para o desenvolvimento de softwares com o objetivo de atender demandas regionais”, mencionou Antônio Abelém. 

 

Relato – Alinhar um modelo de referência, como o Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), à utilização de ferramentas de software livre foi o desafio bem sucedido do projeto Spider, contemplado no Ciclo 2011 do PBQP Software, voltado para a valorização das melhores iniciativas realizadas no setor. “Por meio da parceria com instituições de pesquisas e empresas do setor de Belém e de Pernambuco, criamos ferramentas de software livre de apoio à implementação de melhorias, customizamos outras já presentes no mercado, obtemos inserção na indústria e consolidamos nosso grupo de pesquisa”, relatou Sandro Bezerra Oliveira, coordenador do projeto.   

 

Experiências na área de qualidade e produtividade de software, desenvolvidas por instituições de várias regiões do Brasil compõem a programação. Entre as quais está a palestra “Polo de Software do Pará: Ações do Governo do Estado para o Fortalecimento do Setor de Software Paraense”, que será proferida na tarde desta quinta-feira por Rodrigo Quites Reis, coordenador de Informação e Prospecção Tecnológica da Secti, que apresentará a política estadual para o setor de software.


O evento segue nesta sexta-feira (23/11) com apresentação dos principais resultados e benefícios do Programa MPS.BR e relatos de experiências nas áreas certificação, teste de software para micro e pequenas empresas de Tecnologia da Informação  (TI), inspeção de modelos de linha de produto para melhoria em qualidade de software, apoio à gerência do conhecimento e aprendizagem organizacional em organizações de software e incentivo ao desenvolvimento distribuído de software na região amazônica.

 

Serviço


Encontro da Qualidade e Produtividade em Software. Nesta quinta e sexta-feira, no auditório do Ceamazon (campus Guamá da UFPA). Inscrições gratuitas. Para conferir a programação completa, clique aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *