Sai edital para incubação de empresas no PIEBT com apoio do PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

 

 Estão abertas, até o dia 4 de setembro, as inscrições para a seleção de empreendimentos de base tecnológica a serem incubados por meio do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UNIVERSITEC-UFPA), que, a partir deste edital, conta com a cooperação técnica e financeira no intercâmbio científico e tecnológico do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

 

O PIEBT oferece apoio técnico e gerencial para a criação e/ou desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial nas áreas de Produtos Naturais (alimentos, cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Tecnologia Mineral, Design e Energia.

 

Estão sendo disponibilizadas dez vagas, sendo três para a categoria Residente (com base fixa em módulo na Incubadora) e sete para a categoria Associada (sem base fixa na Incubadora, mas beneficiada pela rede de produtos e serviços do PIEBT). A partir deste edital, as empresas incubadas também serão contempladas pelas práticas resultantes do Termo de Cooperação Técnica e Intercâmbio Científico e Tecnológico estabelecido entre o PIEBT/UNIVERSITEC e o PCT Guamá, que prevê a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa e extensão em projetos, atividades e ações de cooperação, visando atividades de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, que objetivem a geração de produtos e processos inovadores. 

 

Competitividade A incubação de empresas de base tecnológica na UFPA data de 1995 com a criação do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), que, na época, era uma iniciativa pioneira na região amazônica e visava atender demandas locais por serviços especializados na criação e no posicionamento de empresas de base tecnológica no mercado, aproveitando o potencial dos recursos da biodiversidade.

 

Atualmente, a Incubadora de Empresas integra a Agência de Inovação da UFPA (UNIVERSITEC) e é considerada vanguarda regional. Seus resultados a colocam em posição de referência em 17 anos de existência, contribuindo para o desenvolvimento de 15 empresas graduadas e 27 empresas atendidas em projetos especiais voltados à inovação.

 

De acordo com a coordenadora da Incubadora de Empresas da UNIVERSITEC, Iara Neves, durante esses 17 anos, ao todo, foram atendidas 42 empresas e projetos nas áreas de biotecnologia, produtos naturais, alimentos, cosméticos, fitoterápicos, energia, tecnologia da informação, comunicação e design. “Muito destes resultados se deve à continuidade do trabalho desenvolvido pelos primeiros gestores da Incubadora, ainda quando se tratava de um Programa de Incubação, e pretendemos avançar ainda mais”, completa.

 

Em 2010, o PIEBT passou a integrar a rede de instituições que compõem o PCT Guamá, contribuindo de forma direta para a geração de empresas inovadoras altamente competitivas, que permanecerão localizadas num ambiente facilitador da inovação.

 

O PCT Guamá é um dos três polos tecnológicos estratégicos para o processo de um novo modelo de desenvolvimento para o Estado, pautado por uma economia verde de forte base tecnológica e inovadora. É resultado de um convênio entre Governo do Estado, representado pela SECTI, UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).  

 

Tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá e conta com aporte financeiro do Governo do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da FINEP. São parceiros apoiadores do PCT Guamá a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobrás/Eletronorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE/PA), o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

 


Serviço

Acesse o edital e participe: http://www.universitec.ufpa.br/arquivos/Edital%20PIEBT-Chamada%2001-2012.pdf

 

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *