Elas Inovam – Um evento de Mulheres, Ideias, Tecnologia e Impacto na Amazônia

adminNotícias1 Comment

Hoje, 8 de março, dia internacional da mulher,  está sendo realizado em Belém o “Elas Inovam”, evento que tem o objetivo de dar voz às mulheres criativas, makers e inovadoras por amor e/ou profissão e mostrar a elas duas perspectivas: o caminho da tecnologia é uma opção e é possível construir soluções de impacto e uma carreira de sucesso na área. Mesas redondas e palestras que abordam os temas empreendedorismo feminino, participação na tecnologia, integram o evento. A participação é gratuita e as vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas na página do evento “Elas Inovam no facebook (https://goo.gl/xXNLFW) , após o término das vagas, os interessados poderão se inscrever para o happy hour e momento de conexões que acontecerá a partir das 18h na Casa Sete. Endereço: Tv. Dr. Enéas Pinheiro, 721 – Pedreira, Belém.

A casa sete receberá os participantes com uma playlist 100% feminina e galeria aberta, gravuras e pinturas de artistas femininas locais. A ação é uma realização do Laboratório FAB LAB e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em parceria com o Coworking Casa Sete e o Google Developers Group (GDG) Belém. O evento conta ainda com outros parceiros de peso, incluindo empresas e comunidades internacionais, (thoughtworks e GDG – Google Developers Group), empresas conhecidas e premiadas nacionalmente (Inteceleri e MDI), além de empresas e comunidades regionais inovadoras e que fomentam a tecnologia e apoiam a igualdade de gênero.

Celebrado mundialmente no dia 8 de março, o Dia da Mulher é historicamente um dia de luta. Neste ano vamos celebrar com mulheres e meninas e vamos falar sobre uma batalha diária: o reconhecimento das mulheres na tecnologia, para que façam parte, que integrem e que sejam iguais em número e realizações.

Segundo a pesquisa Ethos sobre o perfil racial, social e gêneros de 500 empresas brasileiras realizado em 2016, as mulheres são maioria, com 51,4% do total da população. Elas são a maioria em relação aos homens no contingente de aprendizes e estagiários de empresas brasileiras, com participação de 55,9% e 58,9%, respectivamente. Têm, além disso, um nível de instrução superior ao dos homens e um número médio de anos de estudo (7,5) superior ao deles (7) e representam 58,1% do contingente de brasileiros que têm mais de 15 anos de estudo. No entanto perdem espaço dentro de grandes organizações, a partir do nível trainees, com 42,6%. Nos níveis seguintes, estão ainda menos presentes, com porcentagens de 35,5% no quadro funcional, 38,8% na supervisão, 31,3% na gerência, 13,6% no quadro executivo e 11% no conselho de administração.

De acordo com o senso de educação superior 2015, do INEP, as mulheres representam maioria no ensino superior, porém quando são considerados apenas os cursos relacionados às ciências (engenharias, biologia, matemática, medicina, física, química, ciência da computação, entre outros), a participação feminina cai para 41%.

O Elas Inovam tem o objetivo de contribuir para o debate sobre o equilíbrio e igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Nossa programação:

9h – Paineis – Carreiras que Inovam

Profa. Dra. Joyce Kelly do Rosário da Silva (ICB – UFPA) – Pós-doutora pelo Departamento de Química da University of Alabama in Huntsville (EUA). É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (2017 – 2021) e foi laureada no ano de 2013 com o prêmio Para Mulheres na Ciência (For Women in Science) promovido pela UNESCO, LOréal e Academia Brasileira de Ciências.

Larissa Guimarães – Desenvolvedora Android e organizadora (GDG – Google Developers Group – Belém) – Entusiasta de tecnologias Google.

10:30 Eventos simultâneos:

Curso mídias do poder – com Mariluz coelho

Mariluz é Jornalista com atuação nos mercados do Pará, Brasília e São Paulo. Vasta experiência como repórter, editora e apresentadora de tv, incluindo programas de entrevistas voltados à comunidade lhe proporciona um olhar crítico e responsabilidade com a informação.    Atualmente é diretora executiva da agência Idee Amazônia – comunicação e sustentabilidade, que coordena a comunicação de projetos envolvendo a sociobiodiversidade da Amazônia. É debatedora do programa Sem Censura Pará.

10:30 – Mesa Redonda – Mulheres na tecnologia: da graduação ao empreendedorismo

Participantes da Mesa:

Shirley Ferreira. Presidente do Ramo Estudantil IEEE UFPA Belém;

Marivana Figueredo – Membro Enactus – Foi Gerente de Capacitações do Projeto Costuraê da Enactus UFPA é lider do projeto paraense que utiliza a água como forma de mudar realidades sociais – Amana katu;

Ingrid Monique Oliveira Teles – Engenheira de produção, empreendedora e idealizadora do Ver-o-Fruto, startup que criou o Filtro com baixo custo econômico, feito do caroço da manga;

Jéssica Paz –  Desenvolvedora Web, graduanda em Engenharia de Computação, organizadora do Django Girls fundadora da comunidade PyLadies Belém;

Luana Coelho –  Formada em Biotecnologia pela UFPA, Diretora de Projetos do Fab Lab Belém, escreveu o projeto ProgrAmazonas e ganhou o II Edital ELAS nas Exatas, promovido pelo Fundo de Investimento Social Elas em parceria com a ONU Mulheres, o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas;

14h – Oficinas

1 – Tecnologia para Educação: Como trabalhar a educação e aprendizagem usando a tecnologia

Organização: Inteceleri (http://www.inteceleri.com.br/)

Oficineira: Helen Caroline Goncalves Silva

Horário:14h – 15:30

2 – Introdução ao arduino: Conheça a capacidade de microprocessadores para projetos que podem ser usados no cotidiano

Organização: Py Ladies Belém (https://m.facebook.com/pyladiesbelem/)

Oficineira: Lidia Gianne Souza da Rocha

Horário:14h – 15:30

3 – Scrum com Lego: Conheça a metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software,

Organização: SAEST-UFPA
Oficineira: Lourdilene Silva de Souza
Horário:14h – 15:30
4 – Introdução a Programação: Aprenda sobre conceitos, expressões, tipos de linguagens, fins, e lógica matemática
Organização: MDI – mundo digital interativo (www.youinlab.com)
Oficineiro: Raul Batista do Nascimento
Nome da Oficina: Horário:15:30 – 17:00
5 – Como tornar o seu smartphone acessível (Comandos e Síntese de voz)
Organização: GDG (Google Developers Group) Belém
Oficineira: Larissa Guimarães
Horário:15:30 – 17:00
6 – Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
Organização: Grupo BelJogos (facebook.com/BeljogosPA)
Oficineira: Ingrid Mendes
Horário:15:30 – 17:00
17h – Palestra Master: Por uma diversidade negra – O que a ThoughtWorks Brasil tem construído focando em diversidade racial
Palestrante: Roselma Mendes
Organização: Thoughtworks (https://www.thoughtworks.com/pt/)
Feminista Negra que ama programação. Baiana. Uma ThoughtWorker com quase 7 anos de experiência na área de desenvolvimento. Curte programação Web, fullstack, backend. Se interessa por Arquitetura de Sistemas: Entrega de Software, um pouco de Infra, design de aplicações, segurança, e por ai vai.
18 – Happy Hour e Hora de fazer mais conexões 🙂
Obs: As oficinas são gratuitas, sujeitas a confirmação de inscrição e terão certificado on-line emitido pelo PCT-Guamá. Para fazê-las basta ter curiosidade pelos temas, não precisa conhecimento prévio nas áreas.

One Comment on “Elas Inovam – Um evento de Mulheres, Ideias, Tecnologia e Impacto na Amazônia”

  1. Pingback: Elas Inovam – Um evento de Mulheres, Ideias, Tecnologia e Impacto na Amazônia | Revista Amazônia - Muitas Amazônias uma só revista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *