Riqueza da região Norte é marca das empresas do PEIEX no Pará

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

De óculos de realidade virtual de fibra natural a cosméticos, ideias inovadoras, sustentáveis e com a pegada amazônica são características de algumas das novas empresas que integram o Programa de Qualificação para Exportação no estado

Cosméticos veganos, chocolates com aromas naturais e sem aditivos, temperos, geleias, farofas e uma infinidade de outros produtos com características da floresta amazônica tomam conta da nova fase do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que acaba de ser lançado nas cidades de Belém e Santarém (dias 11 e 12, respectivamente).

Desenvolvido em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, o PEIEX no estado vai capacitar 150 empresas do estado no período de 24 meses. Entre elas está a Interceleri, que atua com tecnologia para educação. Parceira do Google há três anos na área educacional, a empresa desenvolve conteúdos para a plataforma Google Expedition e desenvolveu um surpreendente óculos de realidade virtual feito em miriti, uma fibra natural amazônica que não precisa ser cortada: quando o miriti começa a crescer, suas folhas que parecem palmeiras caem e delas é feito o MiritiboardVR.

“Nosso coração é o trabalho com inovação e tecnologia para educação. Já levamos o MiritiboardVR a São Francisco, na California, onde ficaram surpresos por ser um produto amazônico e sustentável. Agora vamos trabalhá-lo para exportação. Estamos testando outro feito em papel de miriti, que terá acabamento melhor e será ainda mais leve”, conta a Gerente de Projetos, Helen Gonçalves.

Grande conhecedor da região, onde serviu enquanto militar da Marinha do Brasil, o diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho considera que a oportunidade de qualificação oferecida pelo PEIEX tem grande potencial para fortalecer a economia da região e trazer divisas às empresas e ao país: “Esse esforço de sair da zona de conforto, explorando outros mercados nacionais e internacionais vale a pena. É preciso ter coragem, mas isso é o que move nossa economia, gera empregos e traz recursos às cidades, ao estado e ao país”, diz.

A parceria entre Apex-Brasil e Fundação Guamá já rendeu frutos: na primeira edição do PEIEX no estado, entre 2016 e 2018, 146 empresas foram capacitadas. O desafio, agora, é levar a qualificação a outros pontos do estado, o que será possível por meio dos núcleos operacionais em Santarém e Marabá. Isso permitirá ampliar a capilaridade para atender até 23 cidades no raio de atuação de cada núcleo. O gestor do PEIEX no Pará, Milkson Campelo, explica que a primeira edição do Programa no estado permitiu identificar uma demanda reprimida, além de outras potenciais empresas para o programa, em outras localidades do estado.

“Santarém e Marabá são pólos de desenvolvimento no estado e têm varias empresas com potencial exportador. Qualificar essas empresas e ampliar a oferta exportadora de valor agregado do estado é uma excelente oportunidade”, destaca. Entre as empresas que poderão explorar essa oportunidade de qualificação gratuita está a Deveras, que produz geleias e licores de frutos típicos da região amazônica, sem conservantes químicos, aproveitando a sazonalidade, com produção orgânica oriunda de agricultura familiar.

“Nossa empresa é nova, começamos em 2018 para agregar valor à produção orgânica local. Trabalhamos com pequenos agricultores e influenciamos diversas comunidades com o conceito de sustentabilidade. Temos a missão de levar o conhecimento sobre os frutos amazônicos e gerar crescimento sustentável na região, valorizando a floresta em pé, assim ela vale muito mais, por isso nossa preocupação em não usar conservantes nem aditivos químicos. Começamos já com a mentalidade de olhar para fora e a oportunidade que o PEIEX abre nos dá muita energia para trabalhar”, destaca uma das sócias da empresa, Valéria Mourão.

A participação no PEIEX é gratuita para as empresas, uma vez que o custo operacional é compartilhado pela Apex-Brasil e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, o primeiro do tipo em operação na Região Norte. Para participar no PEIEX-PA, basta inscrever-se junto à Fundação Guamá ou procurar a Apex-Brasil para saber mais sobre o Programa nacionalmente.

Serviço:

Fundação Guamá – http://pctguama.org.br

Apex-Brasil – www.apexbrasil.com.br

Texto: André Ramos – Comunicação da Apex-Brasil
Link da publicação original: https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/riqueza-da-regiao-norte-e-marca-das-empresas-do-peiex-no-para/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *