Laboratório auxilia projeto gratuito de iluminação residencial

adminNotícias0 Comments

O Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, oferece serviço gratuito de elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais para famílias que tenham renda de até R$ 1.800,00.

O projeto é voltado para residências com no máximo 150 metros quadrados, mono ou bifásicas, que estejam em reforma ou construção, e cujos moradores não tenham condições de contratar um profissional para fazer o serviço. A partir de agendamento, técnicos e alunos do Laboratório fazem a visita técnica à residência, para verificar se ela se enquadra nos parâmetros pré-estabelecidos. Após a visita é elaborada uma planta baixa e o projeto elétrico, dentro das normas de segurança, para posterior execução por um profissional contratado pelo morador.

 A ação visa à consolidação e ao aprimoramento das atividades associadas aos projetos de extensão do Laboratório. “É uma forma de oferecer aos discentes bolsistas e voluntários a oportunidade de realizarem atividades voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, através de práticas de extensão”, informou a professora Carminda Carvalho, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Avançadas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Uso racional – Além da assessoria para a elaboração de projetos elétricos residenciais, o Laboratório oferece palestras sobre o uso racional de energia elétrica, além de alternativas para o ensino associado à eletricidade e eficiência energética, voltados para escolas de ensino médio/e ou profissionalizantes que procuram uma melhor preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

O Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas é um dos cinco laboratórios que compõem o Ceamazon, resultado de um convênio firmado em 2006 entre a UFPA e a Eletrobras/Procel, com instalações no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

Serviço: Elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais, orientações relacionadas ao uso correto de energia elétrica e palestras para alunos de ensino médio/e ou profissionalizante. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados pelo e-mail lieceamazon@gmail.com ou pelos telefones (91) 98340-6381 e (91) 98320-8820, durante a vigência do projeto de extensão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *