Ceamazon oferece projetos de instalação elétrica gratuitos a famílias de baixa renda

adminNotícias0 Comments

O Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), da Universidade Federal do Pará (UFPA), situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, oferece serviço gratuito de elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais, voltado para famílias com renda de até R$ 1.800. Os interessados podem fazer o agendamento por email lieceamazon@gmail.com ou nos telefones (91) 98242-2886 e (91) 98022-1186.

A elaboração de um projeto de instalação elétrica é importante porque garante a segurança da população, evitando problemas decorrentes de instalações mal executadas, como choques, mau contato ou danos eletrodomésticos, e ainda auxilia na economia de energia.

A ação visa à consolidação e o aprimoramento das atividades associadas aos projetos de extensão do laboratório. “O projeto integra a agenda de atividades do laboratório, é uma forma de oferecer aos nossos alunos e voluntários a oportunidade de realizarem atividades voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem através de práticas de extensão e também de contribuir com a sociedade”, afirma a professora Carminda Carvalho, coordenadora do laboratório.

O projeto é voltado para residências de até 150m², mono ou bifásicas, que estejam em reforma ou construção, cujos moradores não tenham condições de contratar este tipo de serviço por um profissional da área de instalações elétricas. A partir de agendamento prévio, técnicos e discentes do laboratório realizam uma visita técnica à residência para verificar se ela se enquadra nos parâmetros pré-estabelecidos. Após, é gerada uma planta baixa e o projeto elétrico dentro dos parâmetros de segurança para a posterior execução por um profissional contratado pelo dono do imóvel.

Além da assessoria para a elaboração de projetos elétricos residenciais, o laboratório oferece palestras com orientações sobre o uso racional da energia elétrica, e alternativas para o ensino associado à eletricidade e eficiência energética voltados para escolas de ensino médio/e ou profissionalizantes que procuram uma melhor preparação dos estudantes para o ENEM e vestibulares.

Ceamazon – Instituído por meio de um convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Eletrobrás em 2006, o Centro teve seu prédio inaugurado no PCT Guamá em 2010. Reúne cinco laboratórios e é configurado para atuar como uma entidade pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Tem o objetivo de apresentar propostas renovadoras de eficiência energética para o uso racional de energia e promover o desenvolvimento desse campo de conhecimento com a multidisciplinariedade de pesquisadores das engenharias Elétrica, Mecânica, Civil, Química, Arquitetura e Urbanismo, entre outras. Presta serviços e consultorias para o setor público e privado.

PCT Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. O objetivo é estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos. A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá foi qualificada pelo Governo do Estado do Pará para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá. Desde 2009, a Fundação é mantida pelo Governo do Estado, por meio de contrato com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – Sectet.

Serviço
Elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais, orientações relacionadas ao uso correto de energia elétrica e palestras para alunos de ensino médio/e ou profissionalizante. Os serviços são gratuitos e podem ser agendados pelo email lieceamazon@gmail.com ou nos telefones (91) 98242-2886 ou (91) 98022-1186.

Por Juliane Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *