PCT Guamá participa de evento com financiadora do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação

adminNotícias0 Comments

Foto: PTI

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), esteve no evento proporcionado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Finep Orienta-Parques Tecnológicos e Centros de Inovação, em Foz do Iguaçu no Paraná, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI).

“O evento foi uma oportunidade para termos a capacitação sobre o processo de contratação dos projetos que foram selecionados pela Finep. Tivemos palestras com orientações sobre os aspectos técnicos, jurídicos, e prestação de contas. Além disso, tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros parques apoiados. Esta orientação será decisiva para a execução rápida do projeto de construção do prédio Espaço Sustentável”, acrescenta Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, gestora do PCT Guamá.

O superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, Marcelo Camargo, conta que o evento junto aos estados, permite informar sobre programas e linhas de financiamentos, e com isso capacitar os envolvidos nos projetos, além de reunir parques mais desenvolvidos e outros iniciantes para trocas de experiências.

Foto: Rodrigo Quites / Fundação Guamá

“O PCT Guamá é um exemplo que deve ser seguido na região norte. Se a gente olhar o mapa no Brasil, ainda existem poucas iniciativas de parques tecnológicos na região norte, e o Parque Guamá se torna então uma experiência exitosa e que deve ser espraiada, deve ser desenvolvida e levada para outros estados da mesma região. Dessa forma nós equilibramos o sistema de desenvolvimento tecnológico do nosso país, o desenvolvimento da inovação, que ainda está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. É um prazer ter o PCT Guamá como um dos integrantes desse movimento dos sistemas e dos habitats de inovação do nosso país”, enfatiza Marcelo.

Foram dois dias de programação com representantes de parques tecnológicos de todo Brasil, que tiveram projetos aprovados pela Finep. Orientações sobre condução, execução dos projetos, e treinamentos fizeram parte do encontro. Os colaboradores dos parques tecnológicos e centros de inovação também fizeram uma visita técnica às instalações do PTI.

Espaço Sustentável

O PCT Guamá foi aprovado em uma chamada pública aberta pela Finep, voltada para parques tecnológicos, e vai receber investimentos no valor de R$ 11 milhões para construção de um novo prédio, o Espaço Inovação. O projeto para recebimento do recurso foi desenvolvido pela Fundação Guamá, que administra o Parque, e foi selecionado na categoria “Parques em Operação”, que propõe ações para o fortalecimento do ecossistema, a atração de investimentos e oportunidades de negócios e inovação para a sociedade. Desenvolvimento de novas tecnologias, crescimento de empresas de base tecnológica, e geração de empregos, estão entre os impactos que serão gerados pelo novo empreendimento no estado. A previsão para iniciar as obras do novo espaço é o segundo semestre deste ano.

A estrutura terá espaço para eventos, e vai abrigar 10 empresas de sustentabilidade e bionegócios. O novo ambiente será um polo de capacitação, com objetivo de fortalecer a cooperação entre empreendimentos nas áreas da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade. O PCT Guamá é uma estrutura fundamental para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no Pará e na região Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *