Sectet e PCT Guamá discutem evolução do modelo de negócios de laboratórios residentes

adminNotícias0 Comments

Foto: Agência Pará

Uma comitiva da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, na manhã desta quinta-feira (10), para discutir a evolução do modelo de negócios de laboratórios residentes, que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de serviços e produtos em áreas como ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnologia e cosmetologia, a partir de insumos da Amazônia.

A comitiva foi recebida por Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização gestora do PCT, que apresentou o complexo e suas iniciativas.

“Os laboratórios residentes no PCT Guamá têm um perfil altamente evoluído quando falamos de difusão tecnológica, pois desenvolvem soluções que chegam e são aplicadas de forma direta no setor produtivo. Isso tudo de forma célere e qualificada, o que representa o diferencial competitivo para o modelo de negócios dos laboratórios, onde o governo do Estado é o grande impulsionador dessa dinâmica”, explicou Milksom Campelo, coordenador de Prospecção, Transferência e Tecnologia de Negócios da Fundação Guamá.

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Valorização da Amazônia – Victor Dias, titular da Sectet, destacou que o PCT é estratégico para a política de desenvolvimento do Estado. “O PCT é um ambiente extraordinário, e tem tudo para alcançar resultados ainda melhores com o trabalho que tem feito. Atua em áreas estratégicas, como bioeconomia, biotecnologia e outras que buscam soluções, ao mesmo tempo que mantém a floresta em pé. Pode acelerar a geração de conhecimento e o desenvolvimento de novos negócios que valorizam a Amazônia”, ressaltou Victor Dias.

“Estamos entusiasmados para continuar trabalhando e promovendo resultados que alcancem a população a partir dos empreendimentos que se desenvolvem no Parque. O diálogo com a Sectet é fundamental para isso, e a cooperação que temos continuará rendendo resultados positivos. O Parque, com seus laboratórios e startups, inova sempre com o desenvolvimento sustentável como pilar”, informou Rodrigo Quites Reis.

Pioneirismo – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), sendo gerenciado pela Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação no Norte do Brasil, e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares, entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 60 associados (vinculadas ao Parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

O PCT é membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *