Cinbesa e SeMOB buscam soluções no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

adminNotícias0 Comments

Foto: Agência Pará

Comitivas da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) visitaram o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na manhã desta quinta-feira (14), para prospectar soluções inovadoras que contribuam para a melhoria das secretarias e serviços que a gestão municipal proporciona.

A Cinbesa apresentou a necessidade de contar com sistemas e soluções na área de tecnologia da informação. Para Antônio Paracampo, diretor-presidente da Cinbesa, as empresas presentes no Parque podem contribuir com transformações digitais para facilitar a gestão pública e o dia a dia dos cidadãos belenenses.

“O município está passando por uma mudança na área de tecnologia, e encontrar novos parceiros e empreendedores que possam contribuir com o desenvolvimento do sistemas de governo, transporte urbano e plataformas digitais é essencial para a melhoria do governo, para melhorar as condições de vida da população por meio da inovação tecnológica”, afirma o diretor.

Foto: Ayla Ferreira / Fundação Guamá

Já a SeMOB buscou conhecer as soluções inovadoras oferecidas por empreendedores do Parque relacionadas à mobilidade urbana e sistemas inteligentes.

“No Parque vimos a presença de startups já consolidadas, e conhecemos as oportunidades relacionadas a tecnologia que estão sendo desenvolvidas aqui. É interessante fazer a conexão entre esses empreendedores com o mercado. Foi uma grata satisfação, nós tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do PCT e entendemos que vamos ter futuramente um contato mais estreito e novas oportunidades de negócio a partir daqui” comenta Ana Valéria Borges, Superintendente da SEMOB.

Sobre o PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

Texto: Ayla Ferreira sob supervisão de Sérgio Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *