PCT Guamá sedia seminário de ações para o manejo sustentável de resíduos sólidos urbanos

adminNotícias0 Comments

Representantes de secretarias municipais de obras, meio ambiente, e representantes de instituições de ensino acompanharam no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, o seminário sobre ações de manejo sustentável de resíduos sólidos urbanos no Pará. “Todos presentes neste auditório sejam bem-vindos. Vocês estão no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, um equipamento construído com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo baseado em conhecimento”, declara Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, responsável pela gestão do parque.

O evento foi uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Regional de Saneamento, que atua em cooperação com o governo alemão, e no estado tem a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), e apresentou alternativas sustentáveis para o manejo do lixo urbano. “Esse é um problema desafiador para todas as sociedades contemporâneas, como lidar com resíduos sólidos nos grandes centros urbanos, e a solução desse problema requer conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, então é importante que a universidade esteja participando desse esforço para gerar esse conhecimento e tecnologia local, tendo a cooperação de instituições que se dedicam a essa tarefa”, comenta Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA.

Durante a programação foram apresentados resultados da capacitação realizada no decorrer de um ano com doze municípios paraenses, entre eles Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena e Capanema. O treinamento teve como finalidade melhorar a gestão de resíduos nessas cidades através da aplicação de ferramentas pensadas dentro do projeto Proteger, que é uma iniciativa de proteção ao clima na gestão de resíduos. “São ferramentas de rotas tecnológicas, de cobrança, de coleta seletiva, e encerramento de lixões. A iniciativa promove a capacitação para transformar a gestão de resíduos nessas cidades”, detalha Cristiane Pereira, coordenadora técnica das atividades da universidade alemã Braunschweig.

Professor Neyson Mendonça, coordenador do Núcleo de Controle Ambiental, instalado no PCT Guamá, foi responsável pela aplicação das ferramentas nas doze cidades paraenses que participaram da iniciativa. A interação com os municípios teve como principal objetivo propor melhorias ao gerenciamento dos resíduos, em prol da sustentabilidade ambiental que vem sendo negligenciada. “Ao longo de um ano trabalhamos com esses municípios, verificando quais os temas críticos e o que eles desejavam ter de implementação interna. Eles desejavam uma aplicação prática de como controlar ou melhorar a taxa, de como fazer o controle da emissão e como fazer o encerramento, e nós mostramos caminhos de como isso iria ocorrer, quais as etapas, tudo dentro da sustentabilidade econômica e ambiental para o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos”, explica.

Durante a capacitação, as ferramentas se mostraram eficazes e acessíveis para o tipo de resíduo, o clima e as diferenças regionais existentes no Pará. Através da parceria com municípios, foram feitas visitas nas cidades e levantamento de informações. Os resultados obtidos ao longo do treinamento mostram a necessidade de capacitação técnica das prefeituras e quais os custos para implementação das ferramentas em cada município. “Outro resultado é que conseguimos com que essa implementação toda ficasse no estado do Pará, porque essa é outra dificuldade, imagine que um estado continental como o nosso, quando tem dificuldades precisa buscar especialistas em vários locais do Brasil, fazer viagens longas. Então isso pode ser feito hoje no Parque de Ciência e Tecnologia, com uma assistência técnica permanente, montamos um escritório técnico capaz de dar esse suporte”, afirma Neyson Mendonça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *