Desafio Inove+ 2015 premia ideias inovadoras

adminNotícias0 Comments

 



 

Quatro ideias inovadoras foram premiadas no sábado (28), na Grande Final do Desafio Inove + 2015, promovido pela Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia, realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, em Belém, distribuiu prêmios no valor total de R$ 7 mil. Ernani Alex dos Santos foi o grande vencedor pelo projeto Robô Geólogo. A engenhoca, feita de sucata, já tem um piloto e objetiva explorar áreas de difícil acesso em minas. A iniciativa teve apoio da TV Liberal.

 

Cadeirante, Ernani explica que a ideia de criar um robô ocorreu diante da própria limitação ao acessar lugares nas aulas de campo. “Pensei num veiculo robotizado, feito de sucata, material que iria virar lixo. O robô já tem um protótipo funcionando, e objetiva explorar áreas perigosas para o ser humano, ou de difícil acesso, a fim de pesquisar rochas e minerais”, explicou o estudante de Tecnologia em Geoprocessamento do campus Ananindeua da UFPA.


 

Quarenta ideias foram inscritas no Desafio Inove+. Centenas de estudantes de curso superior de diversas instituições de ensino do Pará participaram. Foram mais de dois meses de competição, entre formação de equipe, desenvolvimento e aprimoramento das propostas, e as mentorias, onde os participantes puderam receber a consultoria de especialistas em startups e empreendedorismo para lapidar suas ideias.


 

“Mais importante que o prêmio em dinheiro, foi a troca de experiências com especialistas, a superação da equipe de conseguir ter tornado aquilo que era apenas uma ideia em uma proposta de negócio apta a virar realidade. O esforço da Universitec é este. Por isso, queremos convidar a todos a participarem do nosso Laboratório de Startup. Temos uma equipe grande, muitos parceiros, e esse ambiente é propício para o surgimento de grandes negócios que irão partir da cabeça desses jovens”, destacou Leila Furtado, coordenadora de Empreendedorismo da Universitec, que promoveu a competição.


 

A cerimônia contou com a presença de José Maria da Costa Mendonça, vice-presidente do Sistema FIEPA, e do pró-reitor Pesquisa e Pós-Graduação da UFP, Dr. Emmanuel Zagury Tourinho.


 

“Fomentar ciência, tecnologia e empreendedorismo é uma missão que se reforça na UFPA. O Desafio Inove+ estimula os jovens a propor soluções, os coloca diante da necessidade de trabalhar a ideia, amadurecê-la. A inciativa é importante e parabenizamos a Universitec”, declarou Tourinho.


 

O segundo prêmio foi da equipe PáraRaio, um dispositivo inteligente para monitoramento e controle do consumo de energia elétrica. “O dispositivo irá monitorar, em tempo real, o consumo total de energia da residência, processando dados estatísticos diários, mensais e anuais em formato digital. O monitoramento possibilita um alerta quando a cota diária de energia é extrapolada”, explicou Fernando Silva Paz, aluno de Engenharia Elétrica da UFPA.


 

O terceiro lugar do Desafio Inove+ ficou com a equipe OrtoEco. O projeto consiste no desenvolvimento de um auxiliar de marcha feito de compósitos de fibras naturais, que auxiliaria crianças om paralisia cerebral em Centros de Reabilitação do Pará. “O diferencial é que a órtese é feita de materiais renováveis. Essas fibras seriam colhidas sobretudo em Santarém, barateando muito o custo da órtese. Além disso, daríamos um acompanhamento da criança, eu naturalmente vai ganhar massa e mudar de tamanho, e precisaria de novas órteses”, explicou Lírian Said de Lima, do curso de Engenharia Mecânica da UFPA, coordenadora da equipe.


 

O Prêmio Superação ficou com a equipe do Égua, Mano!, uma agência de viagens especializada na elaboração de pacotes turísticos voltados para concurseiros.


 

Para Mário Braga, um dos jurados da Grande Final, todas as dez ideias finalistas são viáveis para o mercado. “A iniciativa é nobre por fomentar o que há de melhor, que é a visão de negócio. A troca de experiência que ocorreu nesses mais de dois meses foi fundamental para fazer o negócio se tornar viável. e todos eles são viáveis, e devem seguir sendo lapidados”, declarou Braga, da Belém Investimentos.


 

Além de Márcio Braga, a banca de jurados foi composta por Solange Campos, gerente de comunicação da FIEPA; Oduval Lobato Neto, gerente executivo do Banco da Amazônia; e Márcio Sequeira, recordista nacional em financiamento coletivo pelo Projeto Mola.


 

Texto: Gil Sóter – Ascom Universitec



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *