PCT Guamá recebe visita do diretor presidente da Embrapii

adminNotícias0 Comments

Na manhã de hoje o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebeu a visita do diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães, acompanhado do diretor executivo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio de Miranda Santos, do titular da Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, e do presidente da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), Gonzalo Henriquez.

A visita integra uma extensa agenda da Embrapii montada com o objetivo de conhecer quem são as instituições no Brasil que aplicam conhecimentos para o desenvolvimento de projetos e, sobretudo, inovação. Segundo Jorge Almeida Guimarães, diretor presidente da instituição, “foi importante conhecer a estrutura do PCT Guamá, algumas iniciativas instaladas tem um fundo em comum, que é a parte de biodiversidade, muito importante para a região amazônica, mas também vimos iniciativas ligadas à questão energética e mineral. A partir de agora a instituição tem que concentrar os esforços para compor uma proposta para a próxima chamada”, comentou.

A Embrapii é uma Organização Social financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC). A sua missão é apoiar instituições de pesquisa tecnológica para executar projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. De acordo com o presidente da instituição, o Brasil possui 145.000 empresas industriais, destas, apenas 1.200 utilizam a Lei do Bem.

A realidade destas empresas é que muitas delas não possuem um centro de pesquisa e desenvolvimento, por este motivo parcerias desta natureza são de extrema importância, porque estimulam a cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo em vista as demandas empresariais. A Embrapii abre chamadas anuais para novos projetos, para saber mais sobre as linhas de atuação e conhecer os critérios de seleção, acesse http://embrapii.org.br.

No parque tecnológico, a comitiva foi recebida pelo diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, que apresentou o modelo de governança, e por coordenadores de laboratórios de P&D instalados, que apresentaram a sua estrutura e os principais trabalhos desenvolvidos até o momento. Foram visitados o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE/UFPA), o Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados (UFPA), o Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais (Agroind/Embrapa), o Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio/UFPA) e o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA). A visita foi encerrada com uma reunião entre a comitiva, a diretoria da Fundação Guamá e os coordenadores dos laboratórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *