PCT Guamá e Conselho de Tecnologia da França discutem oportunidades de cooperação

adminNotícias0 Comments

 



Na foto: Dr. Philippe Martineau – Conselheiro de Cooperação Científica, Universitária e Tecnológia, Márcio Pereira – Diretor Administrativo-Financeiro do PCT Guamá e Sérgio Galvão – Cônsul Honorário da França


Na manhã desta segunda-feira (24), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) recebeu a visita do Conselheiro de Cooperação Científica, Universitária e Tecnológica da Embaixada da França no Brasil, Philippe Martineau, e o Cônsul Honorário da França, Sérgio Galvão. A reunião teve por objetivo identificar oportunidades de cooperação entre grupos franceses e iniciativas instaladas ou associadas ao PCT Guamá.

O diretor administrativo-financeiro do PCT Guamá, Márcio Pereira, apresentou os principais atrativos do parque, destacando as oportunidades de cooperação nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia, tecnologia ambiental e tecnologia mineral, além das facilidades oferecidas pelo Guamá Business, unidade de negócios do parque, e o Espaço Inovação, que será inaugurado neste semestre.

Philippe Martineau elencou os principais programas de cooperação científica da França com a América do Sul como o STIC-Amsud, que envolve pesquisa e desenvolvimento em rede nas ciências e tecnologias da computação e da comunicação; MATH-Amsud, que reúne rede de instituições de P&D em matemática; AmSud-Pasteur, rede de cooperação em saúde com o Instituto Pasteur; além de programas franco-brasileiros em arqueologia, acordos de cooperação na área espacial (CNES e AEB), e projetos no programa GUYAMAZON de cooperação transfronteiriça (Guiana Francesa – Amapá, Amazonas e Maranhão).

Pela terceira vez em Belém em um período de um ano, o conselheiro francês afirmou que identifica a aliança entre a França e o Pará como uma parceria estratégica. “Estamos muito interessados em firmar parcerias com o Estado do Pará. O PCT Guamá apresenta oportunidades em alguns dos setores que já havíamos identificados como importantes, como biotecnologia, energia e TIC, por exemplo”, afirmou Martineau.

Para iniciar a aproximação entre a França e as iniciativas associadas ao parque, o conselheiro e o cônsul honorário propuseram a realização de workshops franco-brasileiros com instituições de pesquisa da França e pesquisadores associados ao PCT Guamá, a fim de estimular o intercâmbio entre as iniciativas.  Outra possibilidade levantada foi a inclusão do PCT Guamá no cronograma de atividades que o Conselho francês, em parceria com instituições locais, irá promover durante a celebração dos 400 anos de Belém.

O diretor em exercício do PCT Guamá, Márcio Pereira, reiterou o interesse do parque em firmar parcerias para o fomento do empreendedorismo inovador. “Estamos em fase de captação de empreendimentos para ocupar os lotes parque, que é aberto a iniciativas locais, nacionais e internacionais. A reunião foi muito produtiva e a partir deste contato iremos articular para, em breve, possibilitar cooperações nas mais diversas áreas”, declarou.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *