XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas vai dar visibilidade ao movimento de empreendedorismo inovador brasileiro no Pará

adminSem categoria0 Comments



XXIVSeminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

vai dar visibilidade ao movimento de empreendedorismo inovador brasileiro no Pará


Durante pré-lançamento do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Anprotec, Sebrae, Secti-PA, UFPA e PCT Guamá apresentaram as novidades sobre a programação do evento deste ano

 

Na manhã desta quinta-feira (14) a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti-PA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) apresentaram para parceiros e para a imprensa os detalhes da programação do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. O pré-lançamento foi realizado no Restô do Parque da Residência, em Belém (Pará).

 

A próxima edição do evento, promovido anualmente desde 1987 pela Anprotec e pelo Sebrae, terá como tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados” e será realizada de 22 a 26 de setembro, também em Belém, com a organização local da Secti, da UFPA e do PCT Guamá e a parceria do Serviço Nacional da Indústria – Seção Pará  (Senai-PA), Banco da Amazônia, Eletrobras-Eletronorte, Banco do Estado do Pará (Banpará), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama)/ Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Na programação, estão previstas plenárias, sessões paralelas, sessões técnicas e workshops, que irão abordar assuntos pertinentes à temática do evento.

 

O desafio proposto pelo tema é a busca por caminhos para que os ambientes de inovação ampliem suas conexões com os setores público e privado, a fim de se tornarem mais autônomos e, assim, contribuírem mais para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuam. Por meio da articulação com diferentes atores, espera-se estender as fronteiras do empreendedorismo inovador e alastram-se os impactos econômicos e sociais decorrentes das atividades de incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Nesse contexto, buscam-se novos parceiros, como entidades, grandes empresas e investidores, em escala nacional e internacional.


 

O professor Antônio Abelém (acima), diretor-presidente do PCT Guamá, deu as boas-vindas a todos os presentes: “É uma honra para Belém receber o XXIV Seminário Nacional. Nossa programação tem como base o Plano de Ciência e Tecnologia da Amazônia aprovado este ano. São indícios de que a nossa região está crescendo no movimento do empreendedorismo inovador”, mencionou. O evento também envolverá o movimento nacional de startups na programação e, no estande do PCT Guamá, serão cadastradas empresas e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que buscam conexão com o setor produtivo local na rede social I Conect, criada pelo parque paraense. “Teremos um Laboratório de Inovação que envolverá startups e representantes de fundos de investimento. No estande, o PCT Guamá estará captando e desafios de inovação tecnológica para a rede social I Conect, desenvolvida para conectar quem demanda e quem gera soluções inovadoras. Será um momento importante para dar maior visibilidade as iniciativas crescentes do setor em nossa região”, completou.

 

 


 

Em seguida, a presidente da Anprotec, Francilene Garcia (acima), apresentou os detalhes da programação do evento e falou sobre a importância do Seminário Nacional ser realizado em diferentes lugares do Brasil. Desde 1987, foram realizadas 23 edições, em 15 diferentes cidades, com 11,8 mil participantes. “Uma preocupação da Anprotec é circular pelo país, realizando o Seminário em diferentes regiões do país. O evento busca, dessa forma, dar uma visibilidade maior para aquilo que a região está fazendo no movimento do empreendedorismo inovador, fazer melhor uso dos recursos humanos desse lugar para um maior impacto no desenvolvimento regional”, afirmou Francilene.

 

 

 


 

De acordo com o gerente da Unidade de Acesso à Inovação Tecnológica do Sebrae, Enio Duarte Pinto (acima), também presente no pré-lançamento, a Região Norte vem se despontando no setor. “Apenas no ano passado, o Sebrae realizou 10 mil consultorias de inovação tecnológica em empresas na região. Já temos cinco incubadoras aprovadas pelo edital Anprotec-Sebrae para implantação do modelo Cerne. Assim, é extremamente oportuna a organização do evento aqui em Belém neste ano”, explicou.

 


 

 

 

O pró-reitor de extensão e reitor em exercício da UFPA, Fernando Arthur de Freitas Neves (acima), falou das contribuições da universidade para o fortalecimento do movimento de empreendedorismo inovador tecnológico na região, destacando a oportunidade de Belém receber, pela segunda vez, o maior evento do setor. “A UFPA acompanha este movimento por meio da Universitec. Trazer para Belém o debate proposto para o Seminário de Parques e Incubadoras será bastante proveitoso para o compartilhamento das experiências regionais e nacionais do setor”, comentou.        

 

 

 


 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudio Cavalcanti Ribeiro (acima), encerrou as falas do pré-lançamento e destacou a importância da aprovação do Plano de Ciência e Tecnologia da Amazônia. “A região, pela primeira vez, formulou um plano para a Amazônia por meio dos amazônidas. Não podemos pensar só no amanhã e, por isso, esse plano tem um horizonte de 20 anos. Essa não é uma luta fácil”, disse. O secretário afirmou também que existe um plano de expansão de iniciativas de ambientes inovadores no estado: “Queremos implantar PCTs em Tapajós e em Marabá”.

 

 

Em setembro, durante o XXIV Seminário Nacional, o movimento do empreendedorismo inovador brasileiro estará com os olhos voltados para o Pará, uma boa oportunidade para conhecer novas iniciativas.


Serviço

Mais informações sobre a programação e inscrições para o evento:  http://seminarionacional.com.br/seminario2014/pt/contato/


Texto: ASCOM-Anprotec com informações da ASCOM-PCTGuamá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *