Programas da Softex para empreendedores de TI são apresentados no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

adminSem categoria0 Comments




Programas da Softex para empreendedores de TI

são apresentados no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá


Os programas de apoio para potencializar empreendimentos na área de Tecnologia da Informação no mercado nacional e internacional foram apresentados pelo Gerente de Inovação e Empreendedorismo da Softex Nacional, Diônes Lima, na manhã desta terça-feira (5/8), para empreendedores do setor num evento realizado pela Softex Nacional em parceria com o Centro Internacional de Negócios – Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN-Fiepa) e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) em Belém (PA).

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém (foto abaixo), abriu o evento falando da parceria do parque paraense com iniciativas na área de fomento e aprimoramento ao empreendedorismo inovador que colaboram para a melhor competitividade de empresas como as desenvolvidas pela Softex. “Conhecer em detalhes todas essas iniciativas foi uma boa oportunidade para as empresas da região, que poderão se beneficiar de programas estratégicos que contribuem para o desenvolvimento de negócios no setor”, comentou.


 Frentes como o incentivo ao estabelecimento e manutenção de redes colaborativas multidisciplinares para gerar estratégias de inovação com o objetivo de desenvolver produtos com valores sociais, econômicos e ambientais alinhados ao mercado estão no centro dos trabalhos da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). “Inovação e empreendedorismo estão vinculados. Não basta ter um excelente produto. É preciso inovar estrategicamente e continuamente”, mencionou Diônes Lima.

 Softex – A Softex é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI por meio de programas como MPS.BR, Prosoft, TI de Impacto e Brasil Mais TI. Com sede em Brasília e escritório em Campinas, a Softex coordena o “Sistema Softex”, que beneficia mais de duas mil empresas em todo o território nacional por meio de uma rede formada por 20 Agentes regionais.

São sete as diretrizes principais que pautam o trabalho da Softex: disseminação e orientação à implantação das melhores práticas em qualidade no desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; auxílio para a formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à exportação e à internacionalização de empresas.

PCT Guamá – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.

 

 Serviço

Mais informações sobre os programas de apoio da Softex em http://www.softex.br/ 


Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *