Parque Tecnológico Guamá é apresentado aos calouros de cursos do ITEC-UFPA

adminNotícias0 Comments

 Parque Tecnológico Guamá é apresentado aos calouros de cursos do ITEC-UFPA


 

A trajetória, as oportunidades de capacitação, de carreira e de negócios no primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (26/2) pelo diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém. Dezenas de calouros dos cursos de engenharia vinculados ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC-UFPA) acompanharam a palestra, no auditório do Programa de Pós-Graduação do ITEC (PPGITEC), dentro da programação do ITEC e do Projeto Newton na Semana do Calouro da UFPA.

Ao contextualizar o cenário em crescimento do empreendedorismo inovador no Brasil e no mundo, o diretor-presidente do PCT Guamá (foto abaixo) destacou a posição privilegiada do parque paraense que, em apenas três anos de operação, já reúne 18 empreendimentos em distintos ciclos de desenvolvimento e o papel do parque no incentivo a capacitação e a aproximação de empreendedores de base tecnológica com o setor produtivo. “O PCT Guamá dispõe de serviços aos empreendedores para diferentes etapas dos negócios, desde a construção da ideia, através de capacitações, até a consolidação no mercado, contando com ferramentas como a rede social I Conect, que conecta demandas da indústria com as soluções desenvolvidas pelos centros de pesquisa e desenvolvimento e startups, objetivando contribuir para a viabilização de negócios nesta área”, mencionou Abelém.


 

 

A programação também contou com palestra da professora Maria Emília Tostes (abaixo), diretora do ITEC, que falou sobre os desafios nos cursos, a importância da ética e do bom relacionamento em equipe e as oportunidades de aprimoramento durante a jornada acadêmica e de carreira. O evento encerrou com repertório musical paraense do Coral do ITEC (abaixo). Em seguida, os calouros participaram de uma visita ao PCT Guamá, onde tiveram a oportunidade de conhecer os empreendimentos implantados e os que estão em construção no parque paraense.

 

 

 As atividades do ITEC e do Projeto Newton na Semana do Calouro 2014 seguem até sexta-feira, 28 /2, na sede do PPGITEC, em frente ao Espaço ITEC Cidadão. Na Semana também está ocorrendo a programação Empreendedorismo – Curta Essa Ideia, realizada pela Universitec-UFPA com o apoio do PCT Guamá, ITEC e Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA (ICEN-UFPA).

Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre  a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), da  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).    

 

Texto: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *