Lançado edital para o SUS: gestão compartilhada em saúde

adminNotícias0 Comments



Lançado edital para o SUS: gestão compartilhada em saúde


Para apoiar atividades de pesquisa que apontem para a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em gestão de saúde e em temas prioritários para o estado do Pará, o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), lançou nesta segunda-feira (24), o edital PPSUS – Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde.

A Fundação convida para este certame os pesquisadores paraenses a apresentarem projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) com foco no desenvolvimento científico e tecnológico em saúde no País à redução das desigualdades regionais na área da saúde. Dentro dessa ótica, o PPSUS vai financiar pesquisas que, exclusivamente, contribuam para a resolução de problemas prioritários de saúde da população paraense e, consequentemente, para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do PPSUS envolver parcerias nos âmbitos federal e estadual, o fomento é descentralizado à pesquisa nos Estados da federação e a operacionalização do Programa dá-se com a transferência dos recursos financeiros do Ministério da Saúde (MS) ao CNPq, que, por sua vez, repassa esses recursos para a Fapespa, agente executor do Programa no Pará. O valor global estimado para este edital é de R$ 1,7 milhões, sendo: R$ 664 mil do MS, que compõem parte de recursos repassados à Fundação por meio do convênio entre CNPq e Fapespa e $ 1 milhão provenientes do tesouro do estado do Pará.

Como instituições parceiras responsáveis pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS, em nível estadual, a Fapespa e a Sespa, por meio dessa ação, vai possibilitar a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia ao provocar a mobilização da comunidade acadêmica da área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas considerados prioritários, tendo como parâmetro as necessidades reais de saúde da população paraense.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital, custeio e bolsas, sendo que os recursos federais serão exclusivamente para capital e custeio. Mais informações sobre o edital podem ser acessadas  neste link no site da Fundação Amazônia Paraense.

 

Texto: Simone de Campos – Ascom – Fundação Amazônia Paraense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *