Sectet e Fapespa apoiam criação de parque tecnológico sediado em Tucuruí

adminNotícias0 Comments

 


Com o objetivo de apoiar a constituição de um polo de Ciência, Tecnologia e Inovação no município de Tucuruí, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), realizou a oficina de trabalho “Nucleamento do Parque Tecnológico de Tucuruí”.  O evento ocorreu na terça-feira (16), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), e contou com a presença de representantes de diversas instituições públicas e privadas.

 

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, abriu o evento destacando o interesse do Governo do Estado em apoiar a criação de um ambiente regional de inovação sediado em Tucuruí. “Tucuruí já conta com pesquisadores dotados de uma cultura diferenciada, pautada pelo interesse na inovação e no empreendedorismo. A questão é o que deve ser priorizado e como otimizar a aplicação dos recursos já disponíveis para gerar negócios e captar novos investidores. É fundamental criarmos projetos-pilotos de sucesso, auto-sustentáveis, que possam atrair novos investimentos e inspirar o desenvolvimento de novos projetos”, ressaltou o secretário.

 

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, enfatizou que mais agentes institucionais precisam se envolver na iniciativa e, por isso, esse evento é importante, para ouvirmos como cada ator pode contribuir. “Quando estive em maio em Tucurui, me impressionei com o nível de organização dos pesquisadores em torno da sedimentação de um núcleo de pesquisa e empreendedorismo na região. Decidimos apoiar a iniciativa e ajudarmos na captação de parceiros por sabermos que é algo viável. O lançamento de editais regionais destinados a fomentar o conhecimento científico-tecnológico na região de Tucuruí é um exemplo concreto desse apoio”, disse o presidente.

 

O coordenador geral do Campus Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marcelo Rassy Teixeira, apresentou o projeto do Parque de Ciência e Tucuruí, denominado Tecnolago. Pelo projeto, o polo ficará situado em uma área de 132.160 m quadrados, nas proximidades da eclusa e da sede da Eletronorte, e abrigará prédios administrativos, laboratórios prestadores de serviços e incubadora de empresas. Na ocasião, foram enaltecidas as potencialidades do município e da região, destacando a capacidade científica instalada, as vocações econômicas e os fatores socioculturais favoráveis. 

 

O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, falou sobre as várias condições favoráveis para a criação do Tecnolago, como a presença de um corpo docente altamente qualificado, o interesse por parte de interlocutores estratégicos no governo do Estado e a proximidade física com a Eletronorte. Para o reitor, é preciso levantar as vocações regionais, estabelecer prioridades e definir os focos de ação.

 

O evento contou, ainda, com a presença de representantes e gestores das seguintes instituições públicas e empresas: Agropalma; Banpará; Basa; Codesei; Conjove; Instituto Tecnológico Vale; Faciapa; Parque de Ciência e Tecnologia Guamá; Prefeitura de Tucuruí; Sebrae; Sedap; Senai.

 

Encaminhamentos – Na parte da tarde a reunião prosseguiu na sede da Sectet, onde os participantes discutiram os próximos passos para o desenvolvimento do Tecnolago. O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, sugeriu uma abordagem mais empresarial ao empreendimento, enaltecendo a possibilidade do Plano de Negócios do Parque ser feito em parceria com o Sebrae. “Com esse documento pronto, fica mais fácil buscar parceiros para dar andamento ao desenvolvimento do Tecnolago”, explicou o presidente.

 

Já o secretário Alex Fiúza de Mello afirmou que agendará um encontro entre os representantes do Campus Tucuruí da UFPA e os gestores das secretarias de estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para apresentação do projeto e do Plano de Negócios, que tem previsão para ser finalizado em agosto deste ano. “É o início de um longo diálogo de cooperação para gerar tecnologia e negócios no Pará”, disse Alex Fiúza de Mello ao término da reunião.

 

Texto: Ana Carolina Pimenta e Igor de Souza – Ascom Sectet

Foto: Alexandre Moraes – Ascom UFPA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *