PCT Guamá inaugura coworking para startups

adminNotícias0 Comments

Na foto, Milksom Campelo, coordenador de atração e consolidação de empreendimentos, recebe os novos residentes

No mundo das startups, empresas nascentes com modelos de negócio escaláveis e repetíveis, estar inserido em um ecossistema de inovação é fator fundamental para o bom desenvolvimento do negócio. Pensando nisto, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), inaugurou nesta última terça-feira, 1, o Módulo 9, espaço de coworking focado em startups. A inauguração reuniu empresas residentes, representantes de laboratórios de P&D instalados no parque e integrantes das 8 primeiras startups selecionadas para o espaço, são elas: Green Process, Security Car, Educasoftware, Açaí Pai D’égua, Vigha, Posti, Gestor de Negócios e Trato.

Coworkings são espaços compartilhados de trabalho e segundo o Censo Coworking Brasil 2016, pesquisa realizada pelo Movebla e Ekonomio, há 378 espaços ativos no Brasil, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Os estados que mais concentram estes espaços são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. No país, os coworkers são formados, principalmente, por profissionais que atuam em consultoria (65%); publicidade e design (50%); marketing, internet e startups (45%).

Belém já conta com alguns espaços que concentram negócios relacionados à tecnologia da informação e à economia criativa.  No PCT Guamá, o foco são startups que possuam potencial de inovação e interação entre as diferentes iniciativas instaladas no parque. Para ocupar uma estação de trabalho no parque tecnológico, é necessário participar de um processo seletivo, por meio do edital de ocupação lançado em maio deste ano. O edital possui fluxo contínuo até a ocupação total do módulo – o espaço possui capacidade para receber 12 startups. A ideia é que a cada 6 meses seja iniciado um novo ciclo, com a seleção de novos empreendimentos.

“O objetivo do espaço é integrar iniciativas com diferentes perfis para, desta forma, estimular o desenvolvimento de produtos inovadores. O PCT Guamá vem atuando em rede com outras secretarias e instituições locais para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado. Esperamos que as empresas que estão se instalando aqui possam encontrar nesta rede o apoio que precisam para o seu desenvolvimento”, comentou Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

O coworking do Espaço Inovação oferece benefícios estruturais: segurança 24h, estacionamento, limpeza de áreas comuns; e vantagens competitivas: networking qualificado, preços diferenciados nos serviços tecnológicos oferecidos pelos laboratórios de P&D instalados no PCT Guamá e mentorias gratuitas na área de captação de recursos e propriedade intelectual.

Para Marcelo Chaar, um dos sócios fundadores da Vigha, startup que atua no ramo da construção civil, a instalação no parque tecnológico é uma oportunidade de crescimento e estabelecimento de novas parcerias. “Desenvolvemos um portal e um aplicativo que geram informação em tempo real para gestores de obras públicas e privadas administrarem os diferentes recursos de suas obras. Estamos no mercado há 2 anos e já tivemos a oportunidade de viver a experiência de um ambiente colaborativo porque participamos de um processo de aceleração em São Paulo. Estar inserido em um ambiente com pessoas e negócios interessantes de diferentes áreas contribui muito para o nosso crescimento enquanto empresa. Acreditamos também que o PCT Guamá vai ser um canal para realizarmos novas parcerias”, afirmou Marcelo.

Durante a próxima semana, o Guamá Business, unidade de negócios do PCT Guamá, fará um diagnóstico com as startups selecionadas para definir as áreas prioritárias para cada negócio, dentro das quatro linhas de atuação do Guamá Business: busca e captação de recursos; propriedade intelectual; atendimento empresarial; e difusão tecnológica. Os interessados em integrar o espaço podem acessar o edital de ocupação, disponível no site do parque tecnológico: http://pctguama.org.br/.

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *