Desafio promove o desenvolvimento de negócios sustentáveis para a região Amazônica

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O Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé, programa corealizado pela Natura e Artemisia, com objetivo de apoiar empreendedores da região amazônica que tenham soluções de impacto socioambiental positivo está recebendo inscrições até o dia 30 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário.

As 25 startups selecionadas devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os selecionados irão participar de um processo de pré-aceleração, onde os empreendedores passarão por uma imersão de alto impacto, no qual serão trabalhados os modelos de negócios e refinamento do impacto socioambiental.

O programa foi elaborado para alavancar a nova geração de negócios sustentáveis para a região Amazônica. Para alcançar o objetivo, os empreendedores selecionados terão acesso a ferramentas inovadoras, conexão com outros empreendedores da região e mentorias com equipe de especialistas em seus setores e em negócios de impacto social.

Os selecionados irão participar de um workshop de aceleração que será realizado em Benevides, no período de 21 a 25 de novembro. A Natura cobrirá os custos de hospedagem, deslocamento e alimentação relacionados ao programa.

Ao final do programa, os empreendedores terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais dentro da trajetória empreendedora e estejam mais preparados para crescer e gerar impacto socioambiental na região.

Critérios de seleção

Localização – O programa é voltado para negócios da região Amazônica ou provenientes de outros estados, mas com foco no contexto da região (soluções que tenham potencial de serem aplicadas na Amazônia).

Potencial de Impacto Socioambiental – negócios que ofereçam produtos e serviços pautados na riqueza da sociobiodiversidade gerando impacto positivo na economia e desenvolvimento da região Amazônica.

Perfil do empreendedor e equipe – empreendedores que valorizam e que buscam o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, com experiência ou atuação relacionadas à sociobiodiversidade e à economia da floresta em pé.

Estágio de maturidade – startups com protótipo ou produto desenvolvido, em fase de testes no mercado, até soluções validadas no mercado, em fase de primeiras vendas ou expansão.

Potencial de inovação – soluções capazes de potencializar o desenvolvimento socioeconômico da região Amazônica de forma disruptiva, sustentável e inovadora.

Sobre a Natura – Fundada em 1969, a Natura é uma das líderes do setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal no Brasil. Por meio de seus negócios, a empresa tem como compromisso gerar valor para toda a sua rede de relações e criar impacto positivo para a sociedade como um todo. Em 2014, tornou-se a primeira companhia de capital aberto do mundo a alcançar a certificação B Corp, que reúne empresas que aliam desenvolvimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. Em 2016, foi a primeira empresa da América Latina a calcular seus impactos no meio ambiente, por meio da metodologia EP&L. Através do Programa Amazônia, a Natura contribui para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento para a região, mais inclusivo e sustentável, que valorize a “floresta em pé” e acolha seus habitantes, tendo o uso sustentável da sociobiodiversidade amazônica como estratégia principal.

Sobre a Artemísia – organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Nossa missão é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos.

Mais informações: http://www.artemisia.org.br/desafionaturaamazonia/

Texto: Artemísia

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