PCT Guamá e Prefeitura de Santarém reforçam diálogo sobre sobre inovação na região do Tapajós

adminNotícias0 Comments

Conhecer as atividades do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e ainda discutir sobre a inovação na região do Tapajós, oeste do estado, foram objetivos da reunião entre o diretor-presidente Rodrigo Quites Reis, o secretário municipal de planejamento, desenvolvimento econômico, indústria, comércio e tecnologia de Santarém, Ronan Liberal, e a Presidente do Conselho da Mulher Empresária, órgão da Associação Comercial Empresarial de Santarém (Aces), Rosemary Fonseca.

No encontro realizado nesta quarta-feira (16) na sede da Fundação Guamá, gestora do parque, Quites apresentou a estrutura, projetos e resultados de trabalhos desenvolvidos no complexo e que são referência para outros ambientes de inovação na região amazônica, como o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), inaugurado neste mês de março, em Santarém, e opera como uma extensão do PCT.

O Ciat é resultado de uma parceria entre Aces e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), por meio da Fundação Guamá, que viabiliza um ambiente completo no qual são desenvolvidos atividades de empreendedorismo, disponibilização de serviços especializados e descontos em serviços dos laboratórios residentes do PCT Guamá às empresas associadas ao Ciat.

“A Fundação e o PCT Guamá são referências em ciência e tecnologia na região Norte. O PCT como um recurso que permite o desenvolvimento de pesquisas e variadas tecnologias, e a Fundação como gestora, organizando e conectando pontos que promovem avanços e atendem demandas pertinentes, sempre com a sustentabilidade como base. Vamos levar ótimas ideias daqui para estreitar laços com a prefeitura e projetar benefícios à população do Tapajós”, comenta Liberal.

Fonseca avalia que a conexão com a Fundação Guamá pode permitir que iniciativas inovadoras alcancem outras regiões, e gerem benefícios à população. “Gerir um parque de ciência e tecnologia é complexo, e a Fundação Guamá tem feito isso com muita habilidade. Não apenas pela logística, mas também pelos projetos e conexões que fazem esse ecossistema ser sustentável e cada vez maior. O Ciat, em Santarém, é um exemplo disso. Há um movimento inovador que traz benefícios reais à sociedade com novos produtos, serviços e melhora de métodos de trabalho que economizam recursos sem deixar com que a performance seja prejudicada”.

“O contato com os representantes, respectivamente, das empresas de Santarém e da Prefeitura do Município é importante neste momento em que iniciamos a operação da nossa unidade em Santarém, o Centro de Inovação ACES Tapajós. Tivemos oportunidade de lhes apresentar o modelo de desenvolvimento promovido pelo PCT Guamá como principal hub de inovação da região e cujos serviços agora também estão disponíveis diretamente em Santarém”, comenta Quites.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado. 

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *