Associação Comercial de Santarém reforça diálogo com o PCT Guamá sobre inovação

adminNotícias0 Comments

Reforçar a aproximação do Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, e conhecer a estrutura, projetos e resultados da Fundação Guamá, Organização Social (OS) gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Este foi o objetivo da visita de Reginaldo Ávila, Diretor Administrativo da Associação Comercial de Santarém (Aces) à sede da Fundação no Parque.

Na sede, Reginaldo foi apresentado ao núcleo Pará e Amapá do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), também conduzido pela Fundação, que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia. Depois, reuniu-se com representantes do escritório de direito FMB, associado do Parque, especialista em propriedade intelectual, vertente relacionada a proteção legal e reconhecimento de autoria tais como invenções, patentes e marcas.

Ávila destaca que atividades econômicas com valor agregado trazem benefícios à comunidades que podem explorar de maneira sustentável matérias-primas, criando novos ambientes de negócios. “O desenvolvimento de cadeias produtivas na região fomenta uma malha de oportunidades em diferentes etapas. As conduções da Fundação Guamá permitem que essas cadeias se conectem e interajam entre si para otimizar suas possibilidades, como empresas que alcançam o PEIEX e conseguem expandir suas boas práticas e alcance com segurança. Uma comunidade que possui uma matéria-prima pode ter a orientação necessária para produzir produtos competitivos que geram retornos positivos sem degradar o meio-ambiente, por exemplo”

“A visita do Diretor Reginaldo ao PCT Guamá permitiu o diálogo sobre os vários programas da Fundação Guamá que agora estão disponíveis diretamente não somente na região metropolitana de Belém, mas também na região do Tapajós, com a inauguração do Ciat em Santarém. Assim, foi possível conversarmos sobre o StartUP Pará, o PEIEX, e apresentarmos a estrutura de laboratórios e serviços do PCT Guamá que estão disponíveis para as empresas de diferentes níveis de maturidade estabelecidas no Pará”, comenta Quites.

Inovação no Tapajós – O Ciat é resultado de uma parceria entre Aces, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e Fundação Guamá que viabilizam suporte técnico e financeiro para implantação da infraestrutura física e atendimento do Centro. Possui salas de treinamento, auditório e espaço coworking, no qual serão desenvolvidos atividades de empreendedorismo, como hackathons, capacitações individuais ou coletivas, matchmaking com investidores públicos e privados, oficinas de elaboração de projetos e eventos de apoio à exportação, sob a gerência da Fundação Guamá e conexão direta com o PCT.

Capacitar, exportar e crescer –  O PEIEX é um programa implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos, fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria). São os parceiros da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

Para ingressar no PEIEX basta manifestar o interesse pelo contato monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou solicitar atendimento presencial no núcleo Pará, instalado na sede da Fundação Guamá, Espaço Inovação do PCT Guamá, 3° andar, Av. Perimetral, km 01, S/N – Terra Firme.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP) e referência para o Ciat, em Santarém, região oeste do estado, o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *