Seminário destaca avanços no setor de software no Pará

adminNotícias0 Comments


 

Seminário destaca avanços no setor de software no Pará
 
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveu na noite da última segunda-feira (16/12), no Hangar Convenções da Amazônia, o III Seminário de Melhoria do Processo de Empresas Paraenses de Software. O evento marcou o encerramento do Edital lançado em 2012 pela Secti que convidava empresas paraenses de pequeno porte para participar do processo de melhoria da qualidade delas por meio do Programa de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR).
 
Coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o programa busca aumentar a competitividade da indústria brasileira do setor por meio de qualificação e melhorias da avaliação de processos e produtos de software brasileiros. Pelo edital da Secti, quatro empresas foram selecionadas e tiveram o processo de certificação subsidiado pelo governo do Estado, numa ação que teve um investimento aproximado de R$ 200 mil por parte da Secti e recursos de R$ 5 mil como contrapartida de cada empresa selecionada pelo Edital, que contou com o apoio da Universidade Federal do Pará e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).
 
No dia 1º deste mês, as empresas selecionadas receberam as placas de certificação da MPS durante o Workshop Anual do programa, realizado em Campinas. Na ocasião do Seminário da Secti, os representantes das empresas puderam apresentar as placas recebidas e compartilhar os resultados alcançados. “Nós somos os grupos inspiradores das empresas que irão perceber, a partir de agora, que vale à pena investir em processos de qualidade e em ciência, tecnologia e inovação no estado do Pará”, pontuou Marcelo Sá, proprietário da Jambu Tecnologia, primeira empresa selecionada pelo edital que foi avaliada e certificada pelo Programa MPS.BR.
 
“Essa iniciativa estimula a fixação de profissionais no setor de software na nossa região, trazendo benefícios econômicos e soluções mais rápidas para as demandas da sociedade paraense”, disse o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém (foto acima), que esteve presente no evento.
 
A programação do Seminário trouxe também a palestra “O Programa MPS.BR e o modelo MPS: principais resultados e benefícios da melhoria do processo de software no Brasil”, ministrada pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos Kalinowski, que apresentou indicadores quantitativos e qualitativos das empresas que ingressaram no processo de certificação do ProgramaMPS.BR. Atualmente, o Brasil possui 606 empresas avaliadas pelo Programa, das quais somente oito são paraenses.
 
“Esperamos que outro edital possa ser lançado para amparar as empresas que não foram selecionadas e para avançar nos níveis de certificação daquelas que já ingressaram no Programa MPS.BR, pois há necessidade de avanços no setor de software do Estado, tendo como base a experiência bem sucedida desse Edital lançado em 2012”, afirmou o diretor de Ciência e Tecnologia da Secti, Geraldo Narciso.
 
Texto e fotos: Igor  de Souza – Ascom Secti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *