Criado Fórum Estadual de Comunicadores de Ciência

adminNotícias0 Comments

 

 

Criado Fórum Estadual de Comunicadores de Ciência

Jornalistas de diversas instituições paraenses se reuniram na manhã desta terça-feira, 08, para discutir parceiras e potencializar atividades voltadas à divulgação e popularização científica no Pará. A reunião aconteceu na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e resultou na instauração do Fórum Estadual de Comunicadores de Ciência.

A ideia do Fórum é gerar um intercâmbio contínuo de informações entre as instituições ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação do estado e envolvê-las no processo de planejamento e/ou execução de ações integradas que promovam a democratização do conhecimento e a alfabetização científica.

Na ocasião, os assessores de comunicação tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Ver-a-Ciência, política estadual desenvolvida pela Secti, que busca estabelecer diretrizes destinadas ao incentivo da popularização e da difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) entre os diversos públicos do estado.

A intenção é que o Ver-a-Ciência alcance uma comunicação científica que atue não somente de maneira informativa, mas também formativa, incentivando a apropriação do conhecimento científico como exercício de cidadania.

A exemplo do Fórum das Instituições de Ciência e Tecnologia e do Fórum do Setor Empresarial, que já acontecem de maneira bem sucedida, o Fórum de Comunicadores de Ciência vai se reunir periodicamente. O primeiro encontro está marcado para o dia 26 de junho.

Já fazem parte do Fórum a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (Unama), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), a Fundação Guamá (PCT Guamá), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP).


Texto: Raphael Freire – Ascom/Secti


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *