Inovação criativa une gerações em natal sustentável e solidário no PCT Guamá
Duas gerações mostram como a inovação é um processo criativo que está próximo do cotidiano de todos. Mais de 400 unidades de material que seriam descartadas no lixo, nas mãos de alunas da Universidade da Terceira Idade da Universidade Federal do Pará (Univerteci/UFPA), transformaram-se numa artesanal e sustentável árvore de natal com 4 metros de garrafas pet, copos descartáveis, ramos de vassoura de açaí, arame e fio de náilon.
A árvore será inaugurada na manhã da próxima sexta-feira (14/12) durante uma programação cultural e solidária no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), que terá apresentação do Coral da Educação Infantil da Escola de Aplicação da UFPA, o qual traz vozes de mais de 80 crianças, de 4 e 5 anos, com repertório de canções inéditas, produzidas especialmente para o período natalino. “Foi a primeira vez que participei do desafio de construir uma árvore de alto porte em pouco tempo. Foram apenas três semanas para coletar material, dar forma artesanal e montar. A satisfação em ver o trabalho pronto recompensou os esforços. A mensagem principal que fica com esta árvore é a necessidade de adotarmos uma consciência cidadã sustentável e usá-la com criatividade para gerar produtos originais a partir de materiais recicláveis”, comenta Darcy do Espírito Santo Ferreira, 70 anos, ministrante de oficinas de artesanato da Uniterci, que coordenou e executou o trabalho de produção da árvore com o apoio de alunas da Uniterci.
A programação Natal Sustentável e Solidário do PCT Guamá também envolverá a entrega de presentes a dezenas de crianças atendidas pelo Lar Fabiano de Cristo, do bairro do Guamá. “A proposta desta iniciativa é mostrar como a inovação é um processo criativo mais próximo do nosso cotidiano do que imaginamos. A construção de uma árvore de material reciclável pelo grupo da Uniterci e a apresentação de um repertório natalino original, que envolve crianças de 4 e 5 anos, exemplificam como atitudes inovadoras geram resultados positivos como no caso destas duas gerações, que emocionam pela ousadia e determinação”, declara Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.
A iniciativa engajou colaboradores da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), do Espaço ITEC Cidadão, do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), do Instituto Tecnológico Vale (ITV), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Bertillon, do Exército e do Setor de Transportes da UFPA.