Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá recebe visita institucional do TCE Pará

Na manhã desta sexta-feira (1), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) recebeu a visita do conselho do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE). Articulada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a visita integra uma agenda que tem o objetivo de aproximar o parque tecnológico da sociedade e de setores que a representam. A visita contou com a presença da presidente do Conselho, Lourdes Lima, do vice-presidente, André Teixeira Dias, do titular e da adjunta da Sectet, Alex Fiúza de Mello e Maria Amélia Enriquez, do diretor presidente da Fundação Guamá, Antônio Abelém, além de outros conselheiros e técnicos ligados ao TCE Pará e à Sectet.

O conselho foi recebido no auditório do prédio Espaço Inovação por Alex Fiúza de Mello e Antônio Abelém. Contexto do papel de parques tecnológicos, modelo de gestão, infraestrutura e serviços foram os temas abordados. Após a apresentação inicial, a comitiva seguiu para o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse/UFPA), onde conheceram iniciativas e pesquisas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como o Celcom, projeto de tecnologia inclusiva que tem o objetivo de integrar populações isolados por meio da implantação de rede de telefonia celular de baixo custo. A iniciativa recebeu o prêmio Vale-Capes de Sustentabilidade em 2016.

No Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), foram apresentadas as principais pesquisas desenvolvidas para melhorar a qualidade da produção estadual de açaí e cacau. A visita finalizou na MDI – Mundo Digital Interativo, empresa residente voltada para o desenvolvimento de softwares educacionais interativos, que atua na indústria da Tecnologia Educacional.

Para o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, a articulação representa um papel importante para a consolidação do espaço.  “A nossa ideia é que os conselheiros possam conhecer in loco o investimento importante que o Estado vem fazendo ao longo dos últimos anos na construção do que é o único Parque de Ciência e Tecnologia da Amazônia. Isso ajuda a criar valor e a fazer com que os nossos dirigentes absorvam bem a ideia e passem a ser colaboradores, seja do ponto de vista do apoio legislativo, do ponto de vista da disseminação do exemplo do Parque em outros contextos e arenas das quais eles participem. Desta forma vamos criando dentro da sociedade, progressivamente, um conhecimento da finalidade do Parque, das suas ações, criando um sentido de pertencimento a todos. Depois do Tribunal de Contas a gente espera que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) também se faça representar aqui e assim vamos seguimos”, ressaltou o secretário.

O conselho do TCE Pará avaliou positivamente a visita. “Este empreendimento valoriza a sociedade, a importância da universidade, a intervenção do Estado para estimular a economia. O que vimos aqui, sem dúvida nenhuma, superou as nossas expectativas”, relatou o conselheiro vice-presidente André Teixeira Dias.

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá
Fotos: Fábio Carvalho – Ascom TCE

 

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados