Parque de Ciência e Tecnologia Guamá agora é membro da IASP
O diálogo sobre o papel dos parques de ciência e tecnologia como ambientes de estímulo ao desenvolvimento e à internacionalização de negócios marcou as plenárias da XXIX IASP World Conference on Science and Technology Parks (Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos), que encerrou na última quarta-feira (20/6) em Tallinn, capital da Estônia.
O diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém, participou do evento, no qual também representou o PCT Guamá na cerimônia de filiação como membro efetivo da International Association of Science Parks (IASP – Associação Internacional de Parques Tecnológicos). “Durante a conferência, representei o PCT Guamá na assembleia geral, onde foram deliberadas uma série de ações para o setor”, comenta Antônio Abelém. A diretora de inovação tecnológica da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Pará, Gisa Bassalo, também acompanhou a conferência e a cerimônia de filiação do PCT Guamá na IASP.
Na conferência da IASP, especialistas mundiais do setor relataram as principais experiências, dificuldades e avanços dos parques tecnológicos e científicos e das incubadoras de empresas, os arranjos produtivos locais e o panorama das pesquisas produzidas no setor. Sediada em Málaga (Espanha), a IASP dá apoio à institucionalização de parques tecnológicos em várias partes do mundo. Estes ambientes de inovação têm como objetivo incrementar a riqueza por meio de parcerias envolvendo o poder público, a iniciativa privada e instituições geradoras de conhecimento nas regiões onde estão implantados.
Missão – O diretor-presidente do PCT Guamá também acompanhou a Missão Técnica Internacional Alemanha-Estônia, iniciada no dia 10 de junho, promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio da IASP. Por meio desta missão, conheceu ambientes de inovação e centros de pesquisa relevantes para o movimento e participou de reuniões, encontros e diálogos com profissionais que estão à frente do sistema de inovação nos países visitados.
Rede – O PCT Guamá é resultado de um convênio entre Governo do Estado, representado pela Secti, Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá) e conta com aporte financeiro do Governo do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.