Programa aplicará R$ 2 bilhões em produtos, processos e serviços inovadores
O desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores ligados ao conceito de sustentabilidade terá aporte financeiro de R$ 2 bilhões por meio do Programa Brasil Sustentável, que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lança nos próximos dias. O programa combinará diferentes linhas (reembolsáveis e não reembolsáveis) para produtos, processos e serviços inovadores que tratem de forma integrada aspectos sociais, ambientais e econômicos.
O programa foi apresentado pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, na última sexta-feira (15/6), durante a abertura da Expo Brasil Sustentável, mostra da Financiadora na Conferência Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). “É um desafio para todos nós consorciar o desenvolvimento econômico, com inclusão social e responsabilidade ambiental. Este é o caminho que o Brasil precisa e vai trilhar”, disse Raupp.
A participação da Finep no valor total do projeto será de até 90%. Segundo Arbix, a concessão de crédito do programa, destinado a empresas de qualquer porte, terá taxas de juros de até 5% ao ano com carência de até três anos e prazos de amortização de até 120 meses. “As condições dependem da qualidade do projeto. A nossa orientação é que quanto maior o risco tecnológico, melhores são as condições oferecidas. Em qualquer hipótese, as condições são excelentes”, completou Arbix.
O objetivo do programa é fazer com que as empresas desenvolvam inovações e tecnologia. “No mundo, o mercado das tecnologias verdes e sustentáveis é um dos que mais cresce. Não estamos definindo por setores e sim por temas, como mecanismos para eduzir o gasto de energia”, explicou Arbix.
Fonte: FINEP.