Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Sectet e PCT Guamá discutem evolução do modelo de negócios de laboratórios residentes

Foto: Agência Pará

Uma comitiva da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, na manhã desta quinta-feira (10), para discutir a evolução do modelo de negócios de laboratórios residentes, que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de serviços e produtos em áreas como ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnologia e cosmetologia, a partir de insumos da Amazônia.

A comitiva foi recebida por Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização gestora do PCT, que apresentou o complexo e suas iniciativas.

“Os laboratórios residentes no PCT Guamá têm um perfil altamente evoluído quando falamos de difusão tecnológica, pois desenvolvem soluções que chegam e são aplicadas de forma direta no setor produtivo. Isso tudo de forma célere e qualificada, o que representa o diferencial competitivo para o modelo de negócios dos laboratórios, onde o governo do Estado é o grande impulsionador dessa dinâmica”, explicou Milksom Campelo, coordenador de Prospecção, Transferência e Tecnologia de Negócios da Fundação Guamá.

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

Valorização da Amazônia – Victor Dias, titular da Sectet, destacou que o PCT é estratégico para a política de desenvolvimento do Estado. “O PCT é um ambiente extraordinário, e tem tudo para alcançar resultados ainda melhores com o trabalho que tem feito. Atua em áreas estratégicas, como bioeconomia, biotecnologia e outras que buscam soluções, ao mesmo tempo que mantém a floresta em pé. Pode acelerar a geração de conhecimento e o desenvolvimento de novos negócios que valorizam a Amazônia”, ressaltou Victor Dias.

“Estamos entusiasmados para continuar trabalhando e promovendo resultados que alcancem a população a partir dos empreendimentos que se desenvolvem no Parque. O diálogo com a Sectet é fundamental para isso, e a cooperação que temos continuará rendendo resultados positivos. O Parque, com seus laboratórios e startups, inova sempre com o desenvolvimento sustentável como pilar”, informou Rodrigo Quites Reis.

Pioneirismo – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), sendo gerenciado pela Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação no Norte do Brasil, e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares, entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 60 associados (vinculadas ao Parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

O PCT é membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados