Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Conselho Curador da Fundação Guamá se reúne no PCT para a posse de novos membros

O Conselho Curador da Fundação Guamá, Organização Social (OS) responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e do Programa StartUP Pará, se reuniu na manhã desta terça-feira (23) no PCT para promover a posse de dois novos membros e avaliar os avanços desenvolvidos no Parque.

Marcel do Nascimento Botelho e Deyvison Andrey Medrado Gonçalves, presidente e diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (FAPESPA), respectivamente, assumiram seus postos.

A reunião contou com a presença dos membros do Conselho representando a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Eletrobras/Eletronorte, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (FAPESPA), Instituto Tecnológico Vale (ITV), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) e Fundação Guamá.

A Professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, presidente do Conselho Curador, destacou que é preciso estreitar a relação com o Governo do Estado para que este compreenda a importância do PCT Guamá para ciência e tecnologia desenvolvida na região. “É uma oportunidade única de lembrarmos o que é o Parque e o papel da Fundação Guamá para o desenvolvimento de investimentos e retorno à população no modelo de produtos, serviços e melhorias de processos, como ocorre. São unidades que se complementam e constituem o ecossistema ideal, que gera soluções para a qualidade de vida”, disse.

“Reuniões como essa são decisivas para o bom andamento de qualquer instituição. Todos que estão aqui contribuem para que as decisões sejam precisas e responsáveis com o orçamento, pessoas envolvidas e resultados esperados, como pesquisas de alto impacto e relevância para o Estado”, comentou Botelho após a reunião.

O novo membro do conselho explica que o investimento em ciência, tecnologia e inovação tem um tempo de maturação até que os primeiros resultados consistentes sejam percebidos. “É importante que todos entendam isso, da sociedade em geral aos governos e investidores. Projetos que foram financiados há um, dois, três anos estão demonstrando resultados agora, pois há método, análise e avaliação do que se percebe. O PCT Guamá, StartUP Pará e Inova Pará, por exemplo, são exemplos de êxito atual, mas que tiveram o seu próprio tempo de maturação”.

“É um privilégio contarmos com profissionais e instituições tão relevantes para a Amazônia estando representados em nosso Conselho Curador. Nossas reuniões são sempre pautadas pelo interesse público e compartilhamento de experiências para pautar o direcionamento das ações da Fundação Guamá. Nesta última reunião compartilhamos com os conselheiros alguns dos desafios enfrentados, além das novas iniciativas, muitas delas voltadas para expansão dos serviços e capacidade da Fundação Guamá para atender demandas do interior do estado do Pará”, comentou o diretor-presidente da Fundação Guamá, professor Rodrigo Quites Reis.

Sobre a Fundação Guamá

A Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá (Fundação Guamá) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2009, por iniciativa de um grupo acadêmico multidisciplinar.

Tem como objetivo desenvolver, financiar e prestar assistência à pesquisa, à ciência, à tecnologia, à inovação, à sustentabilidade e à educação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, científico-tecnológico e a promoção do desenvolvimento sustentável no Pará e no Brasil.

Foi qualificada como Organização Social (OS) pelo Governo do Pará e pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, além de reconhecida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) desde 2021 pelo Ministério Público do Estado.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados