Jessica Lima, graduanda de relações internacionais, chegou cedo para conferir as informações do edital Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis, do programa Startup Pará, direcionado para estudantes do ensino técnico e superior. “Me mandaram o edital, dei uma lida nele, achei muito interessante, fiquei muito interessada na bolsa, acho que posso fazer algo na minha instituição”. Nicolas Soares, estudante do curso superior de farmácia, também participou do encontro de divulgação da oportunidade. “Penso em participar individualmente, mas se surgir uma oportunidade para o coletivo, eu gosto de trabalhar em grupo”, comenta.
Na última sexta feira, 19, diretores de escolas técnicas do estado participaram da apresentação do edital hackathon, com inscrições abertas desde junho deste ano, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá “Vim me apropriar desse edital, da possibilidade dos alunos da escola serem inseridos nesse processo de criação, de utilização do conhecimento para promover benefício para eles e para escola. Não podemos perder nenhuma oportunidade para que os nossos alunos se apaixonarem pelo conhecimento”, declara Vania Carneiro, diretora da Escola Técnica Vilhena Alves. A programação teve o objetivo de sensibilizar os profissionais da educação no envolvimento dos alunos. “Após esse momento com os diretores, a ideia seguinte é chegar aos alunos por meio de oficinas realizadas nas escolas, afirma Maria Trindade, coordenadora do Startup Pará.
O hackathon tem como desafio o desenvolvimento de soluções que melhorem a realidade do cenário escolar e promova um ambiente de inovação e colaboração entre a comunidade escolar. A iniciativa busca ideias que transformem o espaço educacional com sustentabilidade para os atores envolvidos. Os interessados devem apresentar propostas ou projetos de desenvolvimento tecnológico ou de inovação, voltados para as temáticas: Desperdício de água, Desperdício de papel, Desperdício de descartáveis, Desperdício de comida e de energia.
Inscrições abertas
Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos até a data limite da inscrição; morar no Pará e estar devidamente matriculado em seu respectivo curso. As inscrições são gratuitas, seguem abertas até o dia 28 de setembro, e podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, pelo endereço: startuppara.com.br.
Os participantes devem preencher formulário disponibilizado no site do programa, anexar a proposta em pdf com os seguintes itens: Tema, público alvo, problema, objetivos, metodologia, diferencial da solução apresentada, usabilidade, impacto positivo esperado e indicação de um dos subtemas. E ainda os documentos pessoais (RG, CPF, Comprovantes de residência e de matricula).
Premiação com bolsas de até mil reais
Serão distribuídas 3 (três) bolsas para estudantes do Ensino Técnico no valor de R$ 400,00 reais com duração de 12 meses; e 2 (duas) bolsas para estudantes do Ensino Superior no valor de R$ 1.000,00 reais com duração de 12 meses.
O Hackathon Educação: Ideias Sustentáveis, é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – SECTET. Para consulta do edital e inscrição acesse: startuppara.com.br, até o dia 28 de setembro.