Iniciativa realizada pelo Banpará integra ações da Jornada Amazônia e levará um grupo para uma aventura imersiva no ecossistema de inovação de Florianópolis (SC)
Jovens acima de 18 anos e residentes no Pará têm a oportunidade de participar de uma verdadeira maratona de aprendizagem na área de empreendedorismo e inovação. Estão abertas a partir desta quinta-feira, dia 14/4, as inscrições gratuitas para o Programa Gênese – BioInovaTech Banpará. A etapa de inscrição ocorre até o dia 15 de maio e deve ser realizada no site genese.bioinovatechbanpara.com.br. Estima-se que mais de mil jovens da região se inscrevam no Gênese.
A iniciativa é uma realização do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará), por meio do BioInovaTech Banpará, um programa estratégico destinado a promover a inovação como meio para o desenvolvimento acelerado e sustentável da Amazônia. O Gênese é idealizado e executado pela Fundação CERTI, referência nacional na promoção de inovação e empreendedorismo, e pelo Instituto CERTI Amazônia (ICA), e está integrado à Jornada Amazônia, que conta com apoio de parceiros estratégicos com atuação local, nacional e internacional.
Ao longo do processo, os jovens participarão de uma Comunidade de Formação, que conta com uma plataforma gratuita para acesso a conteúdos teóricos e práticos, assim como interações, oportunidades e desafios relacionados ao empreendedorismo de impacto na Amazônia. A última etapa do programa consiste em uma aventura imersiva no Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC). A viagem está prevista para acontecer ao final do Gênese e terá duração aproximada de cinco dias. As despesas com locomoção, alimentação e hospedagem serão custeadas pelo Banpará.
“O Programa Gênese é um processo que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de lideranças locais para impacto positivo no território amazônico por meio da inovação e empreendedorismo que valorize a floresta de pé”, afirma Adilson Freitas Dias, chefe do Núcleo de Bioeconomia e Empreendimentos Inovadores (NUBEI) do Banpará.
Janice Maciel, coordenadora da iniciativa Jornada Amazônia na Fundação CERTI, destaca o caráter inovador do desenho da metodologia do programa Gênese. “Trata-se de uma rede de formação para jovens despertarem seu potencial protagonista e empreendedor. Nosso objetivo é engajar os participantes em atividades de descoberta, cultivar a coragem de inovar, praticar o pensamento associativo e aprender com a diversidade”, acrescenta.
Jornada Amazônia em diversas frentes
A Jornada Amazônia entrou neste ano em um novo ciclo com a meta de criar 400 empreendimentos inovadores e impactar 40 mil talentos da região amazônica, com R$ 400 milhões movimentados na produção sustentável nos próximos cinco anos. Entre 2022 e 2026, a estimativa é preservar um milhão de hectares, como resultado direto dos negócios e das cadeias produtivas inovadoras apoiados.
O Programa Gênese, que roda sua primeira edição no Pará, será promovido em todos os estados amazônicos, atingindo mais de 40 mil talentos na região nos próximos cinco anos. Em 2022 ocorre ainda o lançamento do Programa Sinapse da Bioeconomia, previsto para maio, sendo mais uma iniciativa do BioInovaTech Banpará. Trata-se de um programa de pré-incubação que oferece ferramentas, mentorias e suporte financeiro para que empreendedores tirem suas ideias do papel e criem startups que contribuam para a preservação da floresta em pé.
Também faz parte da Jornada Amazônia o Programa Sinergia, com foco na aceleração do ecossistema. As metas para os próximos cinco anos são fortalecer e aumentar a competitividade de mais de 200 startups, acelerar tecnologicamente 100 soluções de startups e alcançar a meta de 40 startups investidas diretamente e 10 incubadoras e aceleradoras integradas e fortalecidas.