Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá recebe visita internacional para fortalecer a relação entre o Pará e o Canadá, em prol da inovação

Foto: Amazonvant

Nesta sexta-feira (01), o embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis, visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá para tratar sobre desenvolvimento industrial, pesquisa e conhecer as instituições parceiras do parque. O emissário cumpriu agenda em Belém esta semana. “Já temos no Canadá muitas parcerias com o Brasil e queremos fortalecer essa conexão com o Estado do Pará. Acho que esse parque oferece oportunidades de trabalhar com mais empresas brasileiras na inovação, ciência e na pesquisa, e oferece oportunidades de avançar nossa economia”, declara Emmanuel.

O embaixador foi recebido pela equipe técnica da Fundação Guamá, instituição que administra o parque, e em seguida visitou o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório da UFPA instalado no complexo, e que atua com pesquisas na cadeia produtiva do cacau, açaí, além da biotecnologia e processos para o desenvolvimento de novos produtos.

Foto: Ayla Ferreira / Fundação Guamá

Para o diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, o encontro com o embaixador é um passo importante para conectar o PCT Guamá, seus residentes com o Canadá, e também as empresas atendidas pelo Peiex, que é um programa do Governo Federal de qualificação para exportação oferecido pela Apex-Brasil, executado pela Fundação Guamá no Pará e no Amapá. Centenas de empresas paraenses vêm sendo capacitadas nos últimos anos pela iniciativa.

A interação com o Canadá já ocorreu em outros momentos. “Em abril nós visitamos o EPICentre da Universidade de Windsor, e o David Johnston Research+Technology Park de Waterloo, quando iniciamos as tratativas para criação de um programa de aceleração cruzada envolvendo os dois países. O entusiasmo do embaixador em sua visita, inclusive citando o apoio da Embaixada a programas bilaterais com instituições parceiras como a Embrapii nos leva a crer em um futuro promissor de conexões”, detalha o diretor.

Durante a visita, Emmanuel Kamarianakis destacou que estabelecer parcerias com o Brasil é uma prioridade para o Canadá, e que o país deseja trabalhar mais na região amazônica, e ampliar a colaboração econômica existente entre os dois países. “Acredito que temos um futuro juntos para gerar inovações na saúde, no agronegócio, no meio-ambiente, e trabalhar nos temas de alimentação global. Empresas e entidades canadenses querem aprender sobre o que está acontecendo na Amazônia e com esses investimentos que vocês fazem na ciência e educação, queremos poder trabalhar juntos”, destaca.

O representante do Canadá explicou ainda que a visita foi uma oportunidade de conhecer como funciona o ecossistema em Belém e no PCT Guamá, e disse que delegações canadenses chegam ao Brasil em busca de parcerias em prol da ciência, da tecnologia e inovação, e por isso a aproximação com as iniciativas desenvolvidas no PCT Guamá, são importantes.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico em operação na região Norte do Brasil e tem como principal proposta estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados